II DISPOSIÇÃO DA DIOCESE DE RORAIMA FRENTE AO AVANÇO DA PANDEMIA - QUARESMA/FEVEREIRO DE 2021

Caros Irmãos e irmãs.  Paz de Cristo e saúde a todos!

II DISPOSIÇÃO DA DIOCESE DE RORAIMA FRENTE AO  AVANÇO DA PANDEMIA - QUARESMA/FEVEREIRO DE 2021
Arquivo pessoal

 

Boa Vista, 19 de fevereiro de 2021

 “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14a)

 

Estamos na Quaresma, percorrendo o fecundo caminho que nos levará até a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tempo favorável para que “possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa” (Oração do dia - 1º Domingo da Quaresma).

Ainda estamos em pandemia. Muitos limites estão impostos para a segurança das pessoas em situação de risco. As aglomerações não são permitidas. O distanciamento social e os protocolos de prevenção e cuidado não podem ser desprezados. A vacina começa a chegar, mas custará tempo para que todos sejam vacinados. Com esperança de dias melhores, achamos por bem prorrogar por 3 semanas, ou seja, até 12 de março (sexta-feira) as seguintes orientações:

  1. Estão suspensas as Celebrações (missas, celebrações da Palavra, sacramentos...) e eventos religiosos com a participação presencial do povo.
  2. O atendimento na Cúria, nas Secretarias das Paróquias e Áreas Missionárias se manterá no expediente de costume.
  3. As igrejas permaneçam abertas e arejadas para orações pessoais e familiares.
  4. Convido os padres a presidirem a Eucaristia e outras celebrações com transmissão pelas redes sociais, como experiência positiva do ano passado. Orientamos que a Equipe de Celebração seja o necessário para as funções litúrgicas e as transmissões.
  5. As Exéquias (celebrações dos fiéis defuntos) quando solicitadas, sejam realizadas, se possível, já nos cemitérios ou em lugares adequados, com a presença somente de familiares.
  6. Quanto aos Casamentos, Batizados e Crismas agendados para o período em questão, entrar em contato com o padre para ver como proceder a realização ou adiamento para um tempo mais favorável.
  7. Solicito que as reuniões pastorais, catequese, conselhos comunitários e demais encontros que reúnam grupos, acima de 20 pessoas, sejam suspensos.
  8. Considerando que a Celebração da Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma, não foi presencial, orientamos que se disponibilizem as cinzas bentas e um breve roteiro de oração, nas igrejas ou secretarias, para as pessoas ou famílias que desejarem.
  9. O Cumprimento desta Disposição, se faça, prioritariamente em Boa Vista e, nas Cidades do interior, quando exigir a segurança das pessoas.

Neste tempo que a pandemia avança com maior contágio, segundo os indicadores sanitários, redobremos nosso cuidado nas relações de convivência social, intensifiquemos nossas orações em prol dos mais frágeis da Covid 19 e manifestemos nossa comunhão e afeto com tantas famílias enlutadas.

Vivamos a Quaresma proclamando: “Cristo é a nossa Paz...” Que nossa Senhora do Carmo, mãe e protetora desta terra, volte seu olhar sobre nós e nos proteja.

Com votos de frutuoso tempo quaresmal, meu fraterno abraço,

 

                                                                                              Dom Mário Antonio da Silva

                                                                                                  Bispo de Roraima

Fonte(s): Diocese de Roraima
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Mande um alô ou faça seu pedido musical

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.