Boa Vista, 19 de fevereiro de 2021
“Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14a)
Estamos na Quaresma, percorrendo o fecundo caminho que nos levará até a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tempo favorável para que “possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa” (Oração do dia - 1º Domingo da Quaresma).
Ainda estamos em pandemia. Muitos limites estão impostos para a segurança das pessoas em situação de risco. As aglomerações não são permitidas. O distanciamento social e os protocolos de prevenção e cuidado não podem ser desprezados. A vacina começa a chegar, mas custará tempo para que todos sejam vacinados. Com esperança de dias melhores, achamos por bem prorrogar por 3 semanas, ou seja, até 12 de março (sexta-feira) as seguintes orientações:
- Estão suspensas as Celebrações (missas, celebrações da Palavra, sacramentos...) e eventos religiosos com a participação presencial do povo.
- O atendimento na Cúria, nas Secretarias das Paróquias e Áreas Missionárias se manterá no expediente de costume.
- As igrejas permaneçam abertas e arejadas para orações pessoais e familiares.
- Convido os padres a presidirem a Eucaristia e outras celebrações com transmissão pelas redes sociais, como experiência positiva do ano passado. Orientamos que a Equipe de Celebração seja o necessário para as funções litúrgicas e as transmissões.
- As Exéquias (celebrações dos fiéis defuntos) quando solicitadas, sejam realizadas, se possível, já nos cemitérios ou em lugares adequados, com a presença somente de familiares.
- Quanto aos Casamentos, Batizados e Crismas agendados para o período em questão, entrar em contato com o padre para ver como proceder a realização ou adiamento para um tempo mais favorável.
- Solicito que as reuniões pastorais, catequese, conselhos comunitários e demais encontros que reúnam grupos, acima de 20 pessoas, sejam suspensos.
- Considerando que a Celebração da Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma, não foi presencial, orientamos que se disponibilizem as cinzas bentas e um breve roteiro de oração, nas igrejas ou secretarias, para as pessoas ou famílias que desejarem.
- O Cumprimento desta Disposição, se faça, prioritariamente em Boa Vista e, nas Cidades do interior, quando exigir a segurança das pessoas.
Neste tempo que a pandemia avança com maior contágio, segundo os indicadores sanitários, redobremos nosso cuidado nas relações de convivência social, intensifiquemos nossas orações em prol dos mais frágeis da Covid 19 e manifestemos nossa comunhão e afeto com tantas famílias enlutadas.
Vivamos a Quaresma proclamando: “Cristo é a nossa Paz...” Que nossa Senhora do Carmo, mãe e protetora desta terra, volte seu olhar sobre nós e nos proteja.
Com votos de frutuoso tempo quaresmal, meu fraterno abraço,
Dom Mário Antonio da Silva
Bispo de Roraima
Comentários