Miguel Chikaoka ministra oficina online sobre fotografia em encontro que discute a arte-educação na região Norte

Evento é aberto ao público e gratuito. Quem participar, receberá certificado

Miguel Chikaoka ministra oficina online sobre fotografia em encontro que discute a arte-educação na região Norte
Fotos: Maio Casa de Conteúdo

Brincando com a Luz é o nome da oficina gratuita que o fotógrafo Miguel Chikaoka vai ministrar dia 4 de maio, a partir das 15 horas (horário de Brasília), durante o Encontro Regional Norte da Rede Arte na Escola (artenaescola.org.br/rede), articulada pelo Instituto Arte na Escola. A oficina será transmitida pelo canal do YouTube do Instituto (www.youtube.com/institutoartenaescola), e é um dos eventos que marca a programação do Encontro, entre 3 e 5 de maio. Por conta da pandemia da Covid-19, palestras, debates, mesas-redondas e oficinas serão realizadas a distância. Algumas das atividades do Encontro, tal como a oficina de Chikaoka e a palestra Arte e Processos Criativos na Amazônia (4 de maio, às 19h30 - horário de Brasília), serão abertas ao público em geral - para participar, basta se inscrever (www.bit.ly/EncontroNorte). Os demais eventos da agenda serão exclusivos para educadores participantes nos Polos da Rede Arte na Escola de todo o país.

“Um encontro dessa envergadura em meio a uma crise sem precedentes, muito mais pelos sucessivos ataques que a região vem sofrendo, ganha um caráter especialíssimo porque as trocas e reflexões devem, naturalmente, convergir para o fortalecimento da atuação coletiva”, diz Chikaoka, fotógrafo renomado da região Norte do país. Chikaoka fundou a Associação Fotoativa e a Agência Kamara Kó. Seu processo de trabalho é pautado em abordagens que buscam tensionar experiências com a luz para além das fronteiras da fotografia. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e, em 2015, o Prêmio Marcantonio Vilaça/MinC/Funarte.

O Encontro da região Norte de 2021 terá como tema central Tramas do contemporâneo na arte da região Norte: pandemia, fraturas e subjetividades, dando enfoque para o aspecto vertiginoso do Contemporâneo na Arte Nortista, e será sediada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A Rede Arte na Escola ativa o circuito da arte-educação no Brasil há mais de 30 anos, conectando arte-educadores, artistas e interessados no ensino da arte e da cultura brasileira. Hoje são 33 Polos conveniados, localizados em instituições parceiras de 33 cidades e 17 Estados do país. Cada Polo desenvolve uma série de ações de formação para educadores, levando em consideração as características regionais do local em que está situado. A cada dois anos, os Polos se reúnem nos Encontros Regionais da Rede Arte na Escola, para socialização de práticas e reflexões acerca das demandas e urgências no ensino de Arte no país. Os Encontros Regionais valorizam a diversidade cultural das diferentes regiões do Brasil e a forma como esta repercute em contextos educativos.

O Encontro da região Norte marca o início de uma série de outros encontros regionais da Rede Arte na Escola. Entre 26 e 28 de maio é a vez da região Sul. Depois, acontecem os encontros da região Nordeste (de 02 a 04 de junho) e das regiões Sudeste e Centro-Oeste (de 23 a 25 de junho). Todos serão realizados a distância e terão alguns eventos abertos ao público em geral.

Essa ação faz parte do Plano Bianual Instituto Arte na Escola - 2020/2021 que tem a apresentação da Lei de Incentivo à Cultura e Iochpe Maxion; patrocínio da CSN, Maxion Wheels, Banco Bradesco, Aliança Navegação e Logística, Hamburg Süd, Usiminas e VELT Partners; copatrocínio da Jandaia, Polimix e BIC. A realização fica por conta do Instituto Arte na Escola, Fundação Iochpe, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço O que: Oficina online e gratuita Brincando com a Luz, com Miguel Chikaoka Quando: 4 de maio, a partir das 15 horas (horário de Brasília) Onde: canal do YouTube do Instituto Arte na Escola (www.youtube.com/institutoartenaescola) Inscrições: www.bit.ly/EncontroNorte

Fonte(s): Maio Casa de Conteúdo/ Beatriz Vichessi
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Mande um alô ou faça seu pedido musical

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.