Turismo perdeu 34% do seu faturamento em 2020

Segmento sofre as consequências da pandemia da Covid-19

Turismo perdeu 34% do seu faturamento em 2020
Foto: Ascom/ Fecomércio

Segundo dados dos Indicadores de Faturamento do Turismo (IFT), elaborados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, as atividades vinculadas ao turismo movimentaram em faturamento R$ 183 milhões em 2020, menor valor desde o início da série histórica, iniciada em 2016.

Comparando com ao ano de 2019, houve uma retração de 34% no faturamento das empresas do segmento do turismo aqui em Roraima. "As maiores quedas no movimento se deram nos meses de abril e maio, quando o faturamento caiu 70% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Sendo que os únicos aumentos apresentados em 2020 foram durante os meses de janeiro e fevereiro, antes da pandemia de Covid-19 no Estado", destacou o economista da Fecomércio/RR, Fábio Martinez.

A queda no faturamento do turismo acabou refletindo na geração de empregos formais, sendo extintos 119 postos de trabalho em Roraima, o que significou uma retração de 2,6% do total de empregados no setor de turismo do Estado. Em termos absolutos, o segmento de transporte rodoviário de passageiros foi o que mais perdeu postos de trabalho, ficando com saldo negativo de 79 empregos. Essa retração representou uma queda de 12,8%.

Ainda de acordo com o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima, "proporcionalmente o segmento de organização de eventos foi o que mais encolheu, perdendo 34,4% do total de empregos formais da atividade. O único ramo de atividade do turismo que aumento o seu quadro de funcionários em 2020 foi o de agência de viagens e operadores turísticos, que fechou o ano passado com aumento de 53 novos empregos, incrementando em 15,8% o total de trabalhadores".

Ao todo existem 4.533 pessoas empregadas formalmente no turismo, o que representa 7,7% do total de trabalhadores formais em Roraima.

No endereço https://fecomerciorr.com.br/2021/02/18/turismo-perdeu-34-do-seu-faturamento-em-2020/ você encontra o artigo técnico com os dados sobre a evolução do saldo de empregos do turismo em Roraima por segmento e outras informações sobre o setor aqui no Estado. 

Fonte(s): Ascom/Fecomércio
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Mande um alô ou faça seu pedido musical

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.