Diocese de Roraima promove celebração em alusão ao 55º Dia Mundial das Comunicações...

O convite é a todos os comunicadores de Roraima, para vivermos juntos esse momento de oração em unidade pela comunicação local.
Diocese de Roraima promove celebração em alusão ao 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Pascom Brasil

No próximo domingo, dia 16 de maio – Solenidade da Ascenção do Senhor, será celebrado o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste ano, o tema para o dia é “Vinde e verás” (Jo 1,46) – Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

Em Roraima, a celebração presencial será realizada na Igreja Catedral Cristo Redentor, às 19h30, seguindo os decretos da Prefeitura de Boa Vista, com apenas 30% da capacidade total da igreja. A solenidade também será transmitida pelas redes sociais da Diocese de Roraima no Instagram, Facebook e Youtube, e pela Rádio Monte Roraima – 107.9 FM.

Com o período de pandemia, um tempo que obrigou a todos o distanciamento social, em que os profissionais de comunicação e os veículos de imprensa foram os responsáveis por nos manter informados do que estava acontecendo fora de nossas casas, a comunicação social pode tornar possível a proximidade necessária para reconhecer o que é essencial e compreender realmente o significado das coisas.

A intenção é estender o convite a todos os comunicadores, jornalistas e veículos de imprensa de Roraima para que juntos possamos celebrar mais um ano e se colocar em oração pelos próximos tempos por uma comunicação justa, verdadeira e de esperança em nosso estado.

“Nós convidamos as comunidades a rezar pelas comunicações. Nesse contexto marcado por tantas dificuldades, tanta incitação do ódio na imprensa e nas redes sociais, queremos elevar aos céus nossos clamores, nossos pedidos e a nossa confiança ao Deus da vida que é, em Jesus, o comunicador por excelência do Pai”, explicou Padre Josimar Lobo, responsável pela Paróquia Catedral Cristo Redentor.

O tema da celebração “Vinde e verás” (Jo 1,46) – Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”, foi instituído pelo Papa Francisco no dia 29 de setembro de 2020, dia de São Gabriel Arcanjo, responsável pelo primeiro anúncio a Nossa Senhora e também padroeiro das comunicações.

 

Dia Mundial das Comunicações

 

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, em seu número 18: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. E no dia 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais.

Fonte(s): Assessoria da Diocese de Roraima