Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Ação oferece atendimentos de saúde a pessoas privadas de liberdade em Boa Vista

Iniciativa do TJRR reuniu consultas médicas, vacinação e orientações para o retorno ao convívio social

Ação oferece atendimentos de saúde a pessoas privadas de liberdade em Boa Vista
Nucri/TJRR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 

O acesso à saúde e a preparação para o retorno ao convívio social estão no centro da ação “Renascer com Dignidade – Saúde e Cidadania no Trabalho Prisional”, que começou nesta quarta-feira (21), em Boa Vista. Destinada aos reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária, a programação segue até quinta-feira (22), das 8h às 12h, nas dependências do projeto, no bairro São Vicente.

A iniciativa é do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Roraima (GMF/TJRR), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista e a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Sob a supervisão do desembargador Almiro Padilha, a ação integra as atividades vinculadas ao Plano Pena Justa, voltadas à garantia de direitos e à melhoria das condições de cumprimento da pena.

A programação reúne consultas com clínico geral, atendimento odontológico, testes rápidos de HIV e sífilis, vacinação, atualização do Cartão SUS e da caderneta de vacinação, além da entrega de medicamentos básicos conforme prescrição médica. Também estão previstos atendimentos especializados em urologia, psiquiatria e dermatologia, orientações preventivas e encaminhamentos à rede de saúde.

Imagem colorida mostra o momento de aplicação de uma vacina no braço de um participante da ação. Em destaque, uma profissional segura algodão junto ao local da aplicação enquanto utiliza uma seringa.

A subdiretora de Apoio Multidisciplinar da DAGMF, Débora Nóbrega, explicou que a proposta amplia o acesso à assistência especializada e contribui para que os participantes possam cuidar da saúde durante a preparação para deixar o sistema prisional.

“Esses reeducandos estão para sair do sistema. É uma oportunidade para, quando forem pleitear trabalho, estarem com a carteira de saúde e os exames em dia”, afirmou.

O médico psiquiatra Cristiano Alves, explicou que a avaliação permite conhecer as condições de saúde mental dos pacientes, suas vivências no ambiente prisional e as expectativas para o retorno ao convívio social.

“A gente consegue, através da avaliação psiquiátrica, pegar muito do paciente para poder dar uma qualidade de vida melhor para ele aqui dentro e quando sair”.

Imagem colorida registra atendimento de saúde com aferição da pressão arterial. O braço de um participante aparece apoiado sobre a mesa com o aparelho de medição, enquanto profissionais acompanham o procedimento.

A programação também inclui atividades de cuidado e bem-estar oferecidas pela equipe do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRR, como spa para mãos e pés. Os serviços de saúde são disponibilizados ainda aos policiais penais que atuam no Projeto Renascer durante a ação.

Imagem colorida registra atendimento de cuidado e bem-estar durante a ação do Projeto Renascer. Uma profissional, sentada em frente a um participante, segura a mão dele durante um procedimento de cuidado das mãos. Ao fundo, outros atendimentos ocorrem no mesmo espaço, diante de um banner do Escritório Social.

Para o reeducando W.S., os atendimentos também abriram caminho para conhecer serviços que poderão ajudá-lo após o cumprimento da pena. Além dos cuidados de saúde, ele destacou o cadastro no Escritório Social, voltado ao apoio à retomada da vida em sociedade.

“Pra mim é gratificante. Fiz o meu cadastro porque vai servir futuramente para o meu reingresso na sociedade, com a minha família e com as outras pessoas”.

O diretor do Centro de Progressão Penitenciária, Wlisses Freitas, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições para ampliar o cuidado com as pessoas privadas de liberdade.

“A importância desse projeto se dá no olhar humanitário para os internos do sistema prisional de Roraima. Além disso, a gente está cumprindo algumas metas do CNJ”, declarou.

Voltado ao trabalho e à qualificação profissional de pessoas privadas de liberdade, o Projeto Renascer busca criar oportunidades de reintegração social. Com a ação, essas atividades passam a contar também com cuidados de saúde e encaminhamentos para a continuidade da assistência, conforme as necessidades identificadas.

FONTE/CRÉDITOS: Mairon Compagnon
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)