Com destaque em ciência, tecnologia e inovação no campo, a maior feira do agronegócio de Roraima, a AgroBV 2025, está prestes a começar. O evento será realizado de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista. Serão quatro dias de intensa programação voltada à agricultura, sustentabilidade, capacitação técnica e valorização da produção local.
A estrutura do evento já está em fase final de preparação. O campo experimental do CDT, espaço que funciona como laboratório a céu aberto, contará com a exposição de 16 cultivares de soja, 21 híbridos de milho, duas espécies de sorgo e duas de girassol, além de cultivos de batata-doce, macaxeira e hortifrúti. As áreas demonstrativas permitem que produtores e visitantes conheçam, na prática, técnicas de cultivo adaptadas ao clima e solo da região.
“O campo experimental é um verdadeiro laboratório, onde ciência e prática se encontram para transformar a realidade do produtor rural. É aqui que testamos novas tecnologias e capacitamos agricultores com conhecimento técnico de qualidade. Todo esse investimento da prefeitura estará disponível na AgroBV”, destacou o prefeito Arthur Henrique.
Além das áreas de plantio, a programação da AgroBV inclui palestras técnicas, oficinas, visitas guiadas, exposições de equipamentos agrícolas e tecnologias para o campo, além de atividades culturais e gastronômicas voltadas para toda a família.
Desde sua implantação em 2018, o CDT se tornou referência em pesquisa e desenvolvimento no setor agrícola, recebendo visitas frequentes de produtores, acadêmicos e empresários interessados nos resultados obtidos em Boa Vista. Recentemente, o centro recebeu uma comitiva da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que conheceu os projetos em andamento com foco na agricultura familiar e práticas sustentáveis.
Agricultura familiar em destaque
A AgroBV também reforça o papel da agricultura familiar como eixo central do desenvolvimento rural no município. Com mais de R$ 62 milhões investidos pela Prefeitura de Boa Vista nos últimos anos, o setor tem se fortalecido por meio da distribuição de insumos, capacitação técnica e incentivo à produção.
Durante o ano, o CDT promove o "Dia de Campo em Hortifrúti", com foco em produtos de qualidade que abastecem a mesa das famílias roraimenses. Os conhecimentos adquiridos ali são aplicados por agricultores em suas propriedades, elevando a produtividade e reduzindo custos operacionais.
Expectativa para o evento
A expectativa é de que milhares de pessoas participem da edição deste ano, consolidando a AgroBV como uma vitrine de inovação, sustentabilidade e negócios para o agro em Roraima.
Comentários: