Nesta segunda-feira (24), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou uma sessão especial para agraciar a Base Aérea de Boa Vista (BABV) com a Comenda “História Viva de Roraima”, pelos 41 anos de relevantes serviços prestados à sociedade roraimense. Também foi concedido o título Cidadão Benemérito ao coronel aviador Paulo Fernando Pereira Caliari e ao suboficial Bruno Lopes Morais.
A comenda à BABV e o título concedido aos militares são de autoria do vice-presidente da ALERR, deputado Jorge Everton (União). O coronel Caliari também recebeu a Medalha do Mérito Legislativo – Categoria Grande Mérito, proposta pelo deputado Marcos Jorge (Republicanos). As honrarias foram concedidas em conformidade com os Decretos Legislativos nºs 104, 105 e 114/2025, aprovados por unanimidade pelos deputados.
Base Aérea de Boa Vista
Criada pelo Decreto-Lei nº 89.659, de 15 de maio de 1984, e inaugurada oficialmente em 30 de outubro do mesmo ano, a Base Aérea de Boa Vista teve como objetivo a interiorização do poder aéreo e a consolidação de infraestrutura de apoio na região. Desde então, desempenha papel estratégico no desenvolvimento regional, proporcionando suporte logístico e operacional às tripulações do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo e ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo.
Composta por cinco grupos – operacional, logístico, saúde, segurança e defesa, e serviços de base – a BABV mantém atividades essenciais para a Força Aérea e para a população roraimense. O suboficial Bruno Lopes Morais, com 27 anos de serviço, destacou a honra de liderar a equipe da região. “Ser parte desta equipe é uma oportunidade de servir à Pátria com abnegação, comprometimento e fé na missão”, declarou.
O coronel aviador Caliari reforçou a importância da Base Aérea no contexto estratégico. “Esta homenagem tem um significado muito especial, pois reconhece o compromisso e o esforço diário de todos que passam pela Base Aérea de Boa Vista. Como oficial aviador, percorri diversas unidades ao longo da minha trajetória e posso afirmar que cada uma delas carrega um papel singular na missão da Força Aérea. Aqui, na Região Norte, essa missão ganha ainda mais importância. Somos responsáveis por integrar o estado ao restante do país”, ressaltou.
O vice-presidente da Assembleia, Jorge Everton, destacou o trabalho da BABV em defesa da Amazônia, na proteção do estado e na garantia dos direitos constitucionais do povo brasileiro. “A homenagem da ‘História Viva’ reconhece o papel relevante da Base e de todos os profissionais que atuam diariamente na defesa do território”, acrescentou.
Já o deputado Marcos Jorge falou da relevância histórica e estratégica da Base Área no estado. “As forças armadas exercem um papel essencial para o país e, especificamente, para Roraima. A Base Aérea tem sua história profundamente ligada à história do estado, desde os tempos do antigo Território Federal do Rio Branco, e hoje seguimos reconhecendo o trabalho exemplar de homens e mulheres que atuam pela soberania nacional”, concluiu.
Comentários: