Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Após 15 anos de dedicação, Padre Attilio Santuliana encerra sua missão em Roraima

A Missa de Envio ocorre nesta sexta-feira, 05, às 19h30, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Bela Vista

Após 15 anos de dedicação, Padre Attilio Santuliana encerra sua missão em Roraima
Kayla Silva - Rádio Monte Roraima
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Padre Attilio Santuliana, fidei donum, de 77 anos, encerra sua missão no estado após 15 anos de serviço pastoral. O missionário retorna à Itália depois de 38 anos de atuação no Brasil. A Diocese de Roraima convida todos os fiéis para a Missa de Envio, que ocorre na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Rio Guaíba, 511, bairro Bela Vista.

Padre Attilio chegou ao Brasil em 23 de janeiro de 1987. Antes de atuar em Roraima, trabalhou por mais de vinte anos em Pernambuco, onde viveu experiências que marcaram seu caminho missionário.

Sua vocação surgiu na infância, influenciada pela vida de oração da família e pela experiência como coroinha. Aos 11 anos ingressou no seminário. Foi ordenado diácono em dezembro de 1973 e sacerdote em junho de 1974.

Primeiros anos de missão no Brasil

Ao chegar ao país, sua primeira impressão foi a realidade de pobreza, mas também a disposição e alegria das pessoas. Enfrentou desafios comuns aos estrangeiros como clima, língua e diferenças culturais. Ele recorda que "o primeiro desafio foi o calor, depois a língua, porque sabia quase nada de português. Lembro o impacto cultural, tanto que emagreci 10 quilos. Não fazia trabalhos forçados e, aos poucos, fui me adaptando. Éramos dois e, depois de cinco meses, o bispo nos confiou uma paróquia e assim começou o pastoreio", disse padre Attilio.

Missão em Roraima

No dia 1º de dezembro de 2010, Padre Attilio chegou à Área Missionária Santa Rosa de Lima, na periferia oeste de Boa Vista. No local, iniciou uma caminhada de quase 15 anos, marcada pela proximidade com as comunidades. Atuou em áreas urbanas e rurais, visitando famílias, celebrando sacramentos, formando lideranças e fortalecendo a vida pastoral.

Sobre sua missão em Roraima, Padre Attilio destaca que "foi uma boa caminhada nesses 15 anos, que a caminhada continuará, que há o oceano no meio, mas que o coração bate. Se minha presença ajudou as pessoas a olhar para frente com confiança e esperança, agradeço a Deus e espero que as sementes plantadas possam produzir", destacou o sacerdote.

O Padre Lorenzo Dall’Olmo, fidei Donum, missionário da Diocese de Vicenza que atua com Padre Attilio na Área Missionária Santa Rosa de Lima, recorda a missão do padre, destacando que "ele dedicou grande parte da vida ao trabalho pastoral, chegou ainda jovem e permaneceu muitos anos no Brasil. Sua maneira direta de conversar, as visitas aos doentes e seu ritmo de trabalho chamaram atenção. Muitos o reconheceram como o padre dos pobres", relatou o padre.

O bispo de Roraima, Dom Evaristo Spengler, agradece a Padre Attilio pelos 15 anos atuando no estado, afirmando que "quero registrar minha ação de graças a Deus e o agradecimento pelo trabalho missionário na diocese. Padre Attilio veio com espírito evangelizador, em encontro com as pessoas, sempre a serviço dos mais frágeis".

Mensagem de despedida

Em suas palavras às comunidades, Padre Attilio expressa gratidão, lembrando todo o bem recebido, o respeito, a acolhida e o caminhar junto. Ele pede para que "nunca percam a confiança, pois Deus está agindo no meio de nós e age através dos pequenos sinais, que são aqueles que mais comunicam".

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)