Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Informe Diocesano

Avanços e Reflexões na 24ª Assembleia Diocesana: Rumo à Nova Coordenação CODE

Dom Zenildo Lima conduz discussões sobre o tema “Igreja na Amazônia” e Iniciação à Vida Cristã em Roraima

Avanços e Reflexões na 24ª Assembleia Diocesana: Rumo à Nova Coordenação CODE
24ª Assembleia Diocesana - Foto: Libia López e Lucas Rosetti
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A 24ª Assembleia Diocesana, teve início nessa sexta-feira, 23, e será encerrada amanhã, dia 24, promete marcar um novo capítulo na história da Diocese de Roraima com a eleição da nova coordenação do CODE (Conselho Diocesano de Evangelização). O evento, realizado no Colegio Claretiano reuniu quase 300 pessoas entre religiosos, religiosas, líderes e membros das diferentes comunidades de Boa Vista e do interior do Estado de Roraima, foi palco de discussões significativas e momentos de reflexão profunda sobre o futuro da igreja na região. O Padre Celso, na sexta feira, partilhou resultados das escutas nas comunidades, e com ajuda dos presentes fizeram as análises.

Abertura feita na sexta feira 23, pelo Dom Evaristo Spengler, Bispo de Roraima. Foto: Lucas Rosetti

Hoje 24, na abertura feita por Dom Evaristo Spengler oferecendo dados interessantes sobre a população do estado, assim como ressaltar a diferencial com a demandas cristã, da migração, dos indígenas e próprias da região. Um dos destaques foi a participação de Dom Zenildo Lima, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, que abordou o tema “Igreja na Amazônia” e o caminho da Iniciação à Vida Cristã neste contexto específico. Suas palavras ressoaram entre os presentes, trazendo reflexões valiosas para o desenvolvimento espiritual e pastoral na região resgatando o tema da Campanha da Fraternidade 2024 Fraternidade e Amizade.

Dom Zenildo Lima, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus. Foto: Libia López

‘’A questão é, esse processo de iniciação à vida cristã, de catequese, de formação dos batizados, acontece no espaço específico, que é a Igreja do Amazônia. Então o meu papel é tentar apresentar este chão, este cenário, para que a nossa perspectiva de formação, de iniciação à vida cristã, leve em conta essa territorialidade.’’ Destacou Dom Zenildo.

Momentos de reflexões. Foto: Libia López

Durante a tarde, antes das discussões nos grupos de trabalho, os participantes dedicaram um momento para refletir sobre a Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal, com a introdução e apresentação do projeto diocesano. Essa iniciativa promoveu uma atmosfera de partilha e introspecção, consolidando a importância da formação espiritual na comunidade. Dom Zenildo destaca: A catecuminato, é exatamente, o que se pensa é… Como o nosso processo de formação das pessoas que são batizadas, de fato, gerem pessoas comprometidas com o segmento de Jesus.’’

O dia foi marcado por intensos momentos de partilha e reflexão, onde as experiências individuais se entrelaçaram em uma expressão coletiva de fé e compromisso. Essa assembleia mais uma vez destacou a vitalidade e a significância da Diocese de Roraima, em um ambiente de profunda fraternidade e união, reafirmando sua posição como um farol de esperança e renovação na região amazônica.

FONTE/CRÉDITOS: Libia López
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)