Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Bispo Dom Evaristo Spengler completa 1 ano do seu ministério apostólico em Roraima

"Foi um ano que eu fui descobrindo a riqueza dessa diocese, que tem uma história belíssima, uma história profética".

Bispo Dom Evaristo Spengler completa 1 ano do seu ministério apostólico em Roraima
Libia Lopez
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta segunda-feira, 25 de março de 2024, o bispo franciscano Dom Evaristo Pascoal Spengler,  completa 1 ano do seu Ministério Pastoral e Apostólico na Diocese de Roraima.  O Papa Francisco  o nomeou no dia 25 de janeiro de 2023, transferindo-o da Prelazia de Marajó.

A Igreja Particular de Roraima encontrava-se vacante desde a transferência de dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de Cuiabá (MT), em 23 de fevereiro de 2022.

Em 2023, o décimo Bispo da Diocese de Roraima iniciou seu ministério apostólico com uma celebração eucarística campal às portas da cinquentenária Catedral de Boa Vista-Roraima. Afinal, como diz Dom Evaristo em sua homilia, “mais importante do que o bispo é a Igreja”, “mais importante do que a fortaleza do bispo é a fortaleza da Igreja”. Uma Igreja com rosto indígena e migrante!

“Falar de um ano da minha chegada aqui em Roraima, para mim foi uma alegria e uma surpresa muito grande, a missa de acolhida do início do meu ministério pastoral nessa diocese, com a presença das comunidades, dos povos indígenas, migrantes, e com os cantos de muita alegria, muito acolhimento. E todo esse ano, foi um ano que eu fui descobrindo a riqueza dessa diocese, que tem uma história belíssima, uma história profética, uma história sempre do lado do evangelho, do lado dos mais fragilizados dessa sociedade, uma história belíssima com os povos indígenas, mais recentemente, o acolhimento a todos os migrantes”.

A nomeação de Dom Evaristo ocorreu exatamente no momento em que foram reveladas cenas dos abusos cometidos contra os Yanomami. Nesses tempos, Dom Evaristo reforça o compromisso não só com a pauta indígena, mas também com a migração venezuelana e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ao longo do ano, o Bispo de Roraima se dedicou em diversas atividades, desde os 50 anos da Missão Maturuca em Normandia, a visita missionária no Centro Morro da terra indígena Raposa Serra do Sol em Normandia, a reinauração da rádio Monte Roraima Fm, da Casa Papa Franscisco, a Assembleia Diocesana, o evento Petencostes 2023, o bispo também se fez presente nas manifestações em apoio aos dos indígenas contra o marco temporal, participou do conselho regional norte 1, entre outros compromissos pastorais na diocese de Roraima.

Evaristo também lembra as perdas, e as conquistas neste tempo. “Nesse ano, tivemos uma triste surpresa da perda de três padres, de forma inesperada no pleno vigor da sua missão, foi um grande sofrimento para mim e para toda a igreja. Mas também nesse ano vivemos muitas alegrias. Conseguimos preparar e realizar a grande Assembleia do Povo de Deus, criando assim novas perspectivas de evangelização para a nossa Diocese de Roraima. Tipicamente a nomeação de dois bispos, Dom Vanthuy Neto, para São Gabriel da Cachoeira, e agora mais recentemente, Dom Lúcio Nicoletto para a prelazia de São Félix do Araguaia. Então, aqui, pessoas que trabalham em Roraima, ou trabalharam, estão colocados agora a serviço de uma missão mais ampla, ao Povo de Deus como bispo de dioceses ou prelazias”. Lembrou Evaristo.

 

Dom Evaristo

 

Nascido em Gaspar, município de Santa Catarina em 29 de março de 1959, Dom Evaristo Pascoal Spengler concluiu os cursos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis (RJ). O sacerdote possui especialização em Bíblia e pós-graduação em Teologia Bíblica pelo Estúdio Bíblico Franciscano, em Jerusalém.

Em Petrópolis, Dom Evaristo Pascoal Spengler realizou a profissão solene na Ordem Franciscana dos Frades Menores e foi nomeado sacerdote em 1984.

Como sacerdote, Dom Evaristo Spengler atuou como vigário em paróquias do estado do Rio de Janeiro entre os anos de 1984 e 1996. De 2001 a 2010, o catarinense foi missionário em Angola, no continente africano.

Em 2016, o sacerdote foi nomeado Bispo Prelado de Marajó e, dois meses depois, se tornou oficialmente bispo. Além de presidir a Comissão Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano, Dom Evaristo Spengler é membro da Comissão Especial Episcopal para a Amazônia e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil saudou e celebrou a nomeação de Dom Evaristo Spengler através de uma carta assinada pelo presidente e vice-presidentes da CNBB, um deles o ex-bispo de Roraima, Dom Mário Antônio.

"A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu com alegria a notícia da sua nomeação como bispo da diocese de Roraima. Desejamos um profícuo ministério, e que o testemunho e a coragem do Apóstolo Paulo sejam inspiração nesta nova etapa de seu ministério", diz trecho da carta da CNBB.

 

 

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)