Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Saúde

Boa Vista descarta o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Atualmente, o município possui dois casos suspeitos que seguem em investigação.

Boa Vista descarta o primeiro caso  suspeito de varíola dos macacos
Agência Brasil
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informa que o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos registrado e notificado no município de Boa Vista foi descartado.

O primeiro caso foi notificado no dia 26 de julho, uma paciente de 44 anos. Após a notificação, a coleta dos exames foi enviada a um laboratório de referência em Minas Gerais (MG). 

O município recebeu o resultado do exame negativo para doença do Lacen/RR, registrado no Sistema de Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), do Ministério da Saúde, na tarde da última sexta-feira (12)

Doença

A monkeypox, como é conhecida internacionalmente, não é uma infecção sexualmente transmissível, embora possa se espalhar pelo contato íntimo durante as relações sexuais, quando existe erupção cutânea ativa.

A infecção é transmitida a partir das feridas, fluidos corporais e gotículas de uma pessoa doente. Isso pode ocorrer mediante contato próximo e prolongado sem proteção respiratória, contato com objetos contaminados ou contato com a pele.

Sintomas

  • Formação de erupções e nódulos dolorosos na pele
  • Febre
  • Calafrios
  • Dores de cabeça
  • Dores musculares e fraqueza.

Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)