A Semana do Audiovisual de Roraima (SEDA-RR) está de volta a Boa Vista. A 6ª edição passou por Campo Alegre, Serra do Tepequém e Normandia entre os meses de setembro e outubro de 2025 e encerra a programação na capital, com filmes, oficina e mesa redonda entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro, no Roraima Garden Shopping.
“A 6ª SEDA-RR foi um sucesso por onde passou. Além da exibição dos filmes locais, também realizamos uma oficina de cinema e audiovisual com crianças e jovens de cada localidade, onde muitos talentos foram revelados. Agora, a programação chega a Boa Vista e os artistas, realizadores, estudantes e admiradores do cinema e da cultura em geral estão todos convidados”, destacou Manoel Vilas Boas, produtor da SEDA-RR.
A SEDA-RR foi realizada em Boa Vista entre os anos de 2010 e 2014. Em 2025, o projeto retomou após ter sido aprovado pela Lei Paulo Gustavo, em edital lançado pela SECULT Roraima e Governo do Estado de Roraima. Realizada pelo Coletivo Canoa Cultural, Circuito Fora do Eixo e Casa Ninja Amazônia, a SEDA-RR também conta com o apoio da Biosphere Records Audiovisual, INVENTAR – Cinema de Fronteira, Cinema Yanomax e Roraima Garden Shopping.
Programação gratuita
A SEDA Boa Vista acontece entre os dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro, com programação inteiramente gratuita. A Mostra Roraima de Filmes marca a abertura da edição, na sexta-feira (30), às 19h30. O longa-metragem “Pau D’Arco” será exibido no sábado (31), às 19h30 e contará com a presença da diretora do filme, Ana Aranha. O filme “O Último Azul” será exibido no domingo (1), às 18h30. Todos serão exibidos no Cinema Yanomax, com sessões gratuitas e lotação máxima de 160 lugares.
Além das exibições de filmes, a programação da SEDA Boa Vista conta ainda com a Oficina Ninja e a mesa redonda que tem o tema Produção Audiovisual na Amazônia, com a presença de Karla Martins, Ana Aranha, Cláudio Lavôr, Thiago Briglia e Yare Perdomo.
A Oficina Ninja, ministrada por Clayton Nobre, co-fundador da Mídia NINJA, tem vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas via e-mail (roraimaseda@gmail.com), com nome completo e CPF. Para a mesa redonda, não é necessário fazer inscrição prévia. Todas as atividades serão realizadas no Roraima Garden Shopping.
Mostra Roraima de Filmes
As produções locais se destacam na 6ª edição da SEDA-RR. Por isso, a Mostra Roraima de Filmes abre a programação. Os filmes já circularam o interior do estado e, agora, serão exibidos na telona. A Mostra será na sexta-feira, 30, a partir das 19h30.
Os filmes exibidos são: Entre As Nuvens (Alex Pizano), Guariba Guabirú (Luiz Claudio Corrêa Duarte), Disquete, Vol. 1 (Laélia Lima Cardoso), Fuga (Aldenor Pimentel) e Não Vale um Centavo (Hema Vieira). Participam ainda da Mostra dois filmes convidados: A Pele do Ouro (Marcela Ulhoa e Yare Perdomo) e O Chocalheiro (Vanessa Brandão e Leonardo Brandão).
Seda Play
O retorno da SEDA-RR trouxe novidades: SEDA PLAY. Os filmes roraimenses selecionados para a Mostra Roraima de Filmes serão exibidos em uma página temporária dentro da plataforma, junto a outros filmes nacionais, ao alcance de um clique. “É o cinema feito em Roraima ultrapassando barreiras e sendo visto em qualquer lugar do mundo”, finalizou Manoel Vilas Boas.
O curta-metragem A Turma das Emoções (Lisbeth Urbina) também fará parte da mostra online, junto aos outros cinco curtas que foram selecionados na Mostra Roraima.
Perfil dos convidados
Clayton Nobre - é co-fundador da Mídia NINJA e articulador da rede Fora do Eixo desde 2010. Nascido em Manaus (AM), é jornalista formado pela UFAM, com dissertação de mestrado sobre comunicação e experiência estética pela UFMG. Hoje atua na coordenação de comunicação de projetos como Casa NINJA Amazônia, Climax e Floresta Ativista.
Karla Martins - é atriz, produtora cultural e contadora de histórias. Formada em Artes Cênicas e pós-graduada no Instituto Superior de Arte em Havana, Cuba. Trabalhou na Reserva Extrativista Chico Mendes e na Universidade Federal do Acre. Co-fundadora do Circuito Fora do Eixo e Mídia Ninja. Atualmente, gerencia projetos da Associação Coletivo Cultural e produz o Festival Internacional Pachamama. Produziu o filme "Noites Alienígenas", premiado no 50º Festival de Gramado. É também uma das coordenadoras do Matapi - Mercado Audiovisual das Amazônias e integra o Conselho da CONNE - Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Ana Aranha - é jornalista e documentarista, com mais de 20 prêmios por seu trabalho. "Pau d'Arco" (2025) é seu primeiro longa, que estreou no Festival É Tudo Verdade, passou pelos festivais do Rio e de Brasília, e conquistou prêmios nos Festivais de Marília, Guarnicê e Mostra Ecofalante. Seu filme de média metragem "Relatos de um Correspondente de Guerra na Amazônia" (2023) venceu o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Ana dirigiu ainda o curta “Slaves To Fashion”, e fez a produção executiva e o roteiro de “Jaci”, vencedor do prêmio García Márquez e da Mostra Ecofalante.
Cláudio Lavôr - é realizador e produtor audiovisual, musical e cultural. Atua como compositor de trilhas sonoras originais, técnico de som direto, técnico em mixagem/masterização de áudio, além de diretor e realizador cinematográfico. Está à frente da Biosphere Records Audiovisual (produtora audiovisual/cinematográfica) e do ICF Projeto Inventar Cinema de Fronteira, que realiza cursos, oficinas e seminários de audiovisual/cinema em comunidades no estado de Roraima.
Thiago Briglia - Produtor, diretor e fundador da Platô Filmes, atua no segmento cinematográfico amazônico desde 2005. É produtor executivo de longas-metragens e dirigiu e produziu diversos documentários e curtas de ficção. Thiago coordena a Escola Livre de Cinema e Comunicação da Amazônia (ECCA), é membro da Associação Roraimense de Cinema (ARCINE), do Comitê Pró-Cultura de Roraima e trabalha na criação do sindicato das produtoras de cinema do estado de Roraima.
Yare Perdomo - Licenciada em Meios Audiovisuais pela Universidade de Los Andes (Venezuela), atua em Roraima desde 2016 como realizadora audiovisual, trabalhando com direção, montagem e fotografia, com foco em narrativas documentais e sociais. Foi montadora de Rabiola (2023), vencedor de três prêmios no 4º Festival Olhar do Norte; assistente de direção em Aquí en la Frontera (2023); diretora de fotografia e montadora de O Chocalheiro (2025); e co-diretora de A Pele do Ouro (2025), premiado no 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Comentários: