A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) realizou nesta terça-feira, 21, inscrições para o Projeto de Treinamento Jovem Aprendiz, destinado a jovens entre 14 e 18 anos incompletos. A iniciativa oferece formação teórica e prática, ampliando as chances de empregabilidade e preparando os participantes para o ingresso no mercado de trabalho.
Ao todo, 80 jovens foram contemplados com a oportunidade de participar do projeto, que combina aulas no laboratório de informática e cursos de qualificação profissional. Os currículos dos participantes serão encaminhados a empresas parceiras, onde poderão ser contratados como jovens aprendizes.
A secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, explicou que o treinamento gratuito facilita o acesso a vagas de estágio, programas de Jovem Aprendiz e oportunidades de primeiro emprego. “A Setrabes realiza diversas ações e projetos para promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho, incluindo mutirões e programas de capacitação. O Projeto de Treinamento do Jovem Aprendiz é uma das iniciativas que visa preparar os participantes para futuras oportunidades profissionais”, afirmou.
A coordenadora de Qualificação Social e Profissional, Jocilene Cardoso, destacou que a ação integra a política pública de Emprego e Qualificação Profissional desenvolvida pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) e pela Casa do Trabalhador. “Hoje oferecemos 80 vagas para os jovens que irão fazer o treinamento no laboratório de informática e curso de qualificação profissional. O currículo desse jovem será encaminhado para as empresas parceiras, onde serão contratados como futuros jovens aprendizes”, explicou.
Além das aulas presenciais, os participantes têm acesso à plataforma do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), onde podem realizar cursos gratuitos, buscar vagas de emprego e elaborar currículos no formato padrão Sine.
Comentários: