Iniciaram nesta segunda-feira (13) os atendimentos da Carreta dos Direitos, da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), no bairro Nova Canaã, na rua Carmelo, nº 1400. A população pode solicitar os serviços das 8h às 14h, até o dia 17 de outubro, sexta-feira.
Jhennifer Cavalcante, de 30 anos, contou que estava deixando o filho na escola quando viu a carreta estacionada e decidiu aproveitar a oportunidade para ser atendida.
“Viemos para resolver a questão da certidão de nascimento e também sobre a retificação de nome. São três certidões dos meus filhos que eu já estava tentando resolver há muito tempo, e hoje surgiu essa oportunidade, bem pertinho de casa. Estou ansiosa para conseguir resolver esse problema”, disse.
Durante toda a semana, a equipe da DPE-RR estará disponível para realizar atendimentos nas áreas cível, criminal e de mediação de conflitos, além de facilitar o acesso a documentos essenciais, como a emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.
Teve também quem veio de mais longe para aproveitar os serviços, como Nadir Viamonte, de 68 anos. Após ver no jornal que a Defensoria estaria no bairro Nova Canaã, ela saiu do bairro Pérola em busca de atendimento para tirar a segunda via do RG.
“Eu descobri hoje de manhã, assistindo ao jornal, que a carreta estaria aqui. Assim que ouvi, resolvi me arrumar e vim de longe pra aproveitar a oportunidade. É um benefício muito bom pra gente, ainda mais por ser no bairro, onde fica tudo pertinho”, contou.
A ação é fruto de uma parceria com diversas instituições que se uniram para ampliar o alcance dos serviços públicos e garantir mais cidadania à população. Estão presentes todos os dias o Instituto de Identificação para a emissão do novo RG, a Justiça Itinerante do TJRR, Receita Federal, a Justiça do Trabalho e Correios com o serviço de reclamatório de reembolso para quem teve desconto indevido no benefício. Nos dias 16 e 17, também estarão presentes o INSS e CRAS (atualização do CadÚnico). A Justiça Federal marca presença somente na sexta-feira (17).
De acordo com a assessora jurídica Gabrielle Teixeira, a iniciativa tem como objetivo aproximar ainda mais a Defensoria da comunidade.
“Você, morador do bairro Nova Canaã e das adjacências, que está precisando tirar a nova identidade ou buscar algum serviço da Defensoria Pública ou até mesmo quem já tem um atendimento ou ação em andamento e quer acompanhar, pode aproveitar essa oportunidade. É uma forma de aproximar ainda mais os usuários da Defensoria”, explicou.
Para ser atendido, o cidadão deve apresentar documento oficial com foto (RG, CNH ou outro válido), CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (se tiver) ou documentos relacionados à demanda, como contratos, processos jurídicos ou laudos médicos.
Comentários: