Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Educação

Centro de Formação é reinaugurado e fortalece capacitação de professores em Roraima

Espaço coordenado pela Secretaria de Educação e Desporto de Roraima é reformado após duas décadas e amplia a formação continuada de educadores indígen

Centro de Formação é reinaugurado e fortalece capacitação de professores em Roraima
Gabriel Mello
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) realizou nesta sexta-feira, 13, a reinauguração do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima(Ceforr). O espaço coordenado pela Seed é responsável por promover cursos, seminários, oficinas e ações de formação continuada para professores indígenas e não indígenas em todo o estado. 

Implantado em 22 de agosto de 2007, o centro ainda não havia passado por uma reforma geral ou revitalização. A obra foi executada com recursos próprios do Governo de Roraima e tem como objetivo oferecer melhores condições estruturais para o desenvolvimento das atividades formativas.

“Hoje, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação. É uma obra estruturante que dá uma condição melhor para os nossos professores e alunos. Já treinamos aqui, formamos mais de 15.000 alunos e agora para 2026, mais de 18.000 pessoas passarão pelo Centro de Formação. É o Governo do Estado junto com a Secretaria de Educação, trabalhando pela capacitação e a formação dos nossos professores”, explicou o Governador de Roraima, Antonio Denarium.

Governador de Roraima, Antonio Denarium. Foto: Gabriel Mello


Denarium destacou ainda que a educação é uma prioridade em seu governo, principalmente nas comunidades indígenas, integrando a tradição e a cultura dos povos originários ao conhecimento através da educação e que professores do centro de formação são peças chaves para a interiorização de uma educação de qualidade.

“E as escolas indígenas, nós fizemos também o primeiro concurso da história do Brasil específico e diferenciado para contratação de professores indígenas. Uma das disciplinas obrigatórias nas nas escolas indígenas é a língua materna. E aqui no centro de formação, nós capacitamos os nossos professores para a disciplina da língua materna. É o governo do estado respeitando a autodeterminação indígena, a cultura e as tradições indígena. E o curso de formação aqui o Ceforr tem também acomodação, os alojamento para os professores que inclusive uma inovação com redário para atender os professores indígenas que são formados pelo governo do estado”, destacou o Governador. 

 

Localizada na Travessa Castelo Branco, no bairro Calungá, a sede da Sefor deve seguir com a programação de cursos e eventos formativos ao longo de todo o ano. Ex-aluno e hoje instrutor no Sefor, o professor recém-formado Zedequias Wai-wai dos Santos fala da satisfação em levar o conhecimento através da educação para a comunidade de origem. 

“É importante para nós, alunos das terras indígenas, as comunidades, olhar e dizer: "Eu vou estudar e vou retornar para nossa sociedade, onde nós estudamos, onde nós tivemos um aprendizado muito bom, trazer esse aprendizado para essa instituição, levar esse aprendizado para as nossas comunidades". Então, isso é muito importante para nós alunos, como magistério. E hoje eu como formador, espero que eu possa dar uma formação boa para os novos alunos que estão vindo ", disse.

Em Roraima existem atualmente cerca de 260 escolas indígenas, segundo os dados recentes da Secretaria de Educação e Desporto de Roraima e do censo escolar. Já o número de profissionais indígenas atuando nas comunidades gira em torno de 2.800 profissionais, incluindo efetivos e temporários. Com o aprimoramento do CEFOR, a expectativa é que esses números cresçam cada vez mais.

FONTE/CRÉDITOS: Gabriel Mello
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)