Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Segurança

Conjunto Catrimani II transporta telhas para reforma de unidade de saúde na Terra Yanomami

Ação aérea levou mais de duas toneladas de material para base indígena em área de difícil acesso.

Conjunto Catrimani II transporta telhas para reforma de unidade de saúde na Terra Yanomami
Fotos: Imprensa CATRIMANI
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta quarta-feira e sexta-feira, dias 07 e 09 de janeiro de 2026, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II, em ação coordenada pela Casa de Governo no estado de Roraima, realizou o transporte de mais de duas toneladas de telhas de fibrocimento da Base Aérea de Boa Vista para a Base de Kayanaú, na Terra Indígena Yanomami (TIY). operação militar de apoio logístico para transporte do material vai possibilitar que o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) possa reestruturar a Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) no local.

Um helicóptero UH-15 da Marinha do Brasil (MB) foi empregado no transporte de 500 telhas até o local, situado a aproximadamente 240 km de Boa Vista. O apoio logístico a partir deste tipo de aeronave militar, com capacidade significativa de carga e possibilidade de pouso em área de difícil acesso em meio à floresta amazônica, foi fundamental para garantir os esforços do DSEI na reestruturação de estabelecimentos de saúde indígena na TIY, assegurando a continuidade dos atendimentos e a integridade dos serviços prestados.

A missão é parte das ações de assistência humanitária a populações indígenas e corrobora com o Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na região. O sucesso na execução desta tarefa ressalta a importância do trabalho conjunto das Forças Armadas e agências governamentais para a melhoria das condições sanitárias dos povos indígenas na TIY.

Ação conjunta

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações da Imprensa CATRIMANI
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)