Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Detran-RR oferece curso de trânsito para migrantes acolhidos em Boa Vista

Parceria com a Operação Acolhida promove cidadania, inclusão social e mais segurança viária em Roraima.

Detran-RR oferece curso de trânsito para migrantes acolhidos em Boa Vista
Ascom/Detran-RR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), em parceria com a Operação Acolhida, força-tarefa humanitária coordenada pelo Governo Federal, iniciou nesta semana a primeira turma do curso de legislação de trânsito voltado a migrantes acolhidos em Roraima. A ação tem como objetivo ampliar o acesso à cidadania, facilitar a inclusão social e promover um trânsito mais seguro.

A turma inicial reúne 15 migrantes e terá duração de uma semana, com aulas gratuitas no CCE (Centro de Capacitação e Educação), coordenado pela Operação Acolhida, no bairro 13 de Setembro, em Boa Vista. O curso é dividido em cinco módulos e aborda normas de circulação, direitos e deveres de motoristas e pedestres, além da importância da educação para o trânsito como ferramenta de convivência social.

Para o presidente do Detran-RR, Diego Aragão, o projeto também prepara os migrantes para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) futuramente, além de estimular o respeito às regras brasileiras de trânsito.

“Muitas questões legais de trânsito são semelhantes às da Venezuela, mas existem peculiaridades no Brasil. Explicamos desde noções básicas até como obter a CNH, além de como se portar de forma correta no trânsito, seja como ciclista, pedestre ou motorista. Assim, eles podem circular com segurança e contribuir para um trânsito mais prudente”, explicou.

As aulas são ministradas por instrutores do Detran-RR, com tradução e apoio pedagógico para garantir melhor compreensão do conteúdo. O major Otacílio Freitas, da Operação Acolhida, agradeceu a parceria com o departamento e destacou a importância do curso para os migrantes recém chegados.

“Parabenizo todos os que se inscreveram nesse curso, pois buscar conhecimento é também buscar melhores condições de vida e entendimento em relação a tudo que envolve a nova vida aqui no nosso país. Essa parceria representa uma oportunidade de adaptação e inclusão para os migrantes que chegam ao Brasil”, disse.

FONTE/CRÉDITOS: Secom Roraima | Sueda Marinho
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)