Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Diocese de Roraima comunica falecimento do diácono João Augusto Barbosa Monteiro

O sepultamento será realizado no Parque Cemitério Campo da Saudade, às 10h30 nesta segunda-feira, 08.

Diocese de Roraima comunica falecimento do diácono João Augusto Barbosa Monteiro
Foto: Lucas Rosseti
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Diocese de Roraima comunicou com grande pesar, o falecimento do diácono permanente João Augusto Barbosa Monteiro, aos 81 anos. Nascido em 17 de outubro de 1944, em Boa Vista, ele faleceu neste domingo 7 de dezembro de 2025. Figura muito respeitada na Igreja e na sociedade roraimense, o diácono dedicou mais de duas décadas de sua vida ao serviço evangelizador e administrativo da Diocese.

Pelas redes sociais a Diocese manifestou solidariedade aos familiares e amigos, elevando preces pelo descanso eterno do diácono:
"Que o Senhor, em sua infinita misericórdia, acolha o Diácono João Augusto Barbosa Monteiro em sua luz eterna e conceda paz e esperança a todos que sofrem com sua partida.

Cerimônia de despedida

A cerimônia de despedida acontece no Centro Velatório Orsolu – a partir das 14h deste domingo (07) e encerra às 10h desta segunda-feira (08). O sepultamento será realizado no Parque Cemitério Campo da Saudade, às 10h30.

“Quem não vive para servir, não serve para viver.” A frase resume a trajetória de vida e missão do diácono João Augusto Barbosa Monteiro, que exerceu o diaconato permanente por quase 30 anos, após ser ordenado em 17 de dezembro de 1995.

O ministério do diácono permanente, restaurado pelo Concílio Vaticano II, tem origem nos primeiros tempos do cristianismo, conforme descrito nos Atos dos Apóstolos. A palavra “diácono”, do grego diakonia, significa “serviço”, essência que marcou profundamente a caminhada de João Augusto na Igreja.

Como diácono, auxiliou bispos e sacerdotes nas celebrações, proclamou o Evangelho, presidiu funerais, assistiu matrimônios e se dedicou intensamente às obras de caridade e à vida pastoral da Diocese.

Atuação na administração da Igreja e na comunicação

Além da atuação litúrgica, João Augusto teve papel fundamental na administração da Diocese de Roraima.  Serviu como tesoureiro da Diocese, diretor administrativo da Fundação Educativa e Cultural José Alamano,  onde também foi apresentador do programa “Santo de Cada Dia”, voltado à evangelização por meio da vida dos santos, além disso Augusto, foi membro ativo do conselho curador por mais de 15 anos na rádio.

Entrevista do Diácono Augusto no dia da reinauguração da sede da Rádio Monte Roraima fm. Foto Lucas Rosseti

 

Foi ainda tesoureiro e controlador das contas da Diocese, vice-presidente e diretor administrativo da Fundação Educativa e Cultural José Alamano, contribuindo decisivamente para a organização administrativa da Igreja local.

João Augusto esteve presente e participou da reinauguração da Rádio Fm Monte Roraima, afimando seu compromisso com a emissora, depois de tantos anos zelando pela casa e bem estar de todos. 

Como diácono, atuou em paróquias de Boa Vista e em diversas comunidades do interior de Roraima, especialmente Pacaraima e Amajari.Em reconhecimento à sua dedicação, foi amplamente homenageado quando completou 80 anos de vida, recebendo o carinho da Diocese e da comunidade católica.

A Diocese em nota lembra ainda que a vida do Diácono Augusto foi marcada pela fidelidade, humildade e serviço, deixando frutos que permanecem vivos nas comunidades por onde passou, na Igreja que amou e na família que construiu com valores cristãos.

Trajetória profissional e vida pública

Professor de História, Geografia e Contabilidade, João Augusto atuou no Ginásio Euclides da Cunha, na Universidade Federal de Roraima e na Faculdade Atual da Amazônia. Ingressou no Banco da Amazônia em 1967, onde exerceu funções como gerente geral e diretor.

Ao longo de sua trajetória profissional, ocupou cargos de grande relevância no serviço público, como presidente do Banco do Estado de Roraima, além de ter atuado no Tribunal de Contas e no Tribunal de Justiça do Estado.

De volta a Boa Vista, foi Gerente Geral do Basa, Presidente do Banco do Estado de Roraima, Secretário Geral do Tribunal de Contas, onde implantou o Sistema de Controle Externo, além de Diretor Financeiro e Secretário Geral do Tribunal de Justiça de Roraima.

Na vida pessoal, João Augusto era casado com Elci Marques Monteiro desde 1969 e deixa cinco filhos e netos, além de uma extensa família tradicional em Roraima.

 

Confira a nota da Diocese de Roraima na íntegra

FONTE/CRÉDITOS: Dennefer Honorato - Rádio Monte Roraima fm
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)