O Ano Jubilar Franciscano foi proclamado pelo Papa Leão XIV e será celebrado de 10 de janeiro de 2026 a 10 de janeiro de 2027. Na Diocese de Roraima, a abertura do Jubileu acontece nesta terça-feira, dia 27, às 19h30, na Paróquia São Francisco das Chagas, localizada na Av. Capitão Júlio Bezerra, 775, bairro São Francisco.
O Ano Jubilar Franciscano foi estabelecido em memória dos oitocentos anos da morte de São Francisco de Assis. Durante este período, os fiéis são convidados a realizar peregrinação a uma igreja franciscana ou a um local de culto dedicado a São Francisco de Assis.
Este ano é dirigido, de modo especial, aos membros das Famílias Franciscanas da Primeira, Segunda e Terceira Ordens, tanto regulares quanto seculares, bem como aos Institutos de Vida Consagrada. No entanto, a graça jubilar se estende a todos os fiéis que desejam seguir o exemplo de São Francisco de Assis.
Indulgência plenária
A Igreja Católica oferece aos fiéis a oportunidade de obter a indulgência plenária, que é o perdão total das penas temporais ligadas aos pecados já confessados. Neste ano jubilar, a Penitenciaria Apostólica concedeu Indulgência Plenária, nas condições habituais da Igreja, aos fiéis que participarem das celebrações do Jubileu, em continuidade com o Jubileu Ordinário de 2025.
Comentários: