Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa em Roraima

Confira a programação da Semana Santa em Boa Vista

Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa em Roraima
Arquivo canção Nova
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Neste final de semana, as paróquias de Roraima e municípios celebram o Domingo de Ramos, que é a entrada de Jesus em Jerusalém, quando o povo pegou ramos e jogou na estrada para que Jesus passasse, reconhecendo-o como rei.

Durante a liturgia do Domingo de Ramos, muitas igrejas realizam uma procissão em que os fiéis carregam ramos de palmeiras ou de outras árvores, que são abençoados pelo padre. Esses ramos são então levados pelos fiéis durante a missa como um símbolo da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. (Confira a programação abaixo da matéria)

Esta celebração, que ocorre durante a quaresma, marca também o início da Semana Santa, o período mais significativo para os cristãos, no qual são lembradas a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O diretor da rádio Monte Roraima FM, e paróco da igreja São Francisco, Pe. Josimar Lobo, fala sobre o domingo de Ramos nos dias de hoje.

“Então, geralmente, nós iniciamos esta semana maior celebrando os ramos sempre fora dos nossos espaços comuns, somos convidados a percorrer, a fazer a procissão de Ramos, geralmente numa praça, numa casa, num salão paroquial, num lugar fora daquilo que é o nosso lugar comum. E o sentido da procissão de ramos é justamente mostrar uma peregrinação sobre a terra, que cada cristão realiza o caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente e nos mostra que a nossa pátria não é neste mundo, mas sim na eternidade”.

Entenda

Quando é o Domingo de Ramos?

O Domingo de Ramos é uma data comemorativa móvel dentro do calendário cristão. O que isso significa? Que a festividade não tem uma data fixa para acontecer, sempre dependendo de quando será fixado o domingo de Páscoa.

Foi no século XVI que a Igreja estipulou que a Páscoa cairia no primeiro domingo após a primeira Lua cheia do Equinócio da Primavera, entre os dias 21 de março e 25 de abril.

Assim, para ser celebrado, o Domingo de Ramos está sempre a depender de quando naquele ano cairá o domingo de Páscoa. Em 2024, portanto, o domingo de ramos cai em 24 de março.

O que é o Domingo de Ramos?

«Regozija-te muito, filha de Sião; exulta, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei. Ele é justo, e traz a salvação; ele é pobre e vem montado sobre um jumento, sobre um potrinho, filho de uma jumenta.» (Zacarias 9:9)

A festa do Domingo de Ramos comemora a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, então aclamado pelo povo como “o Messias”, o “rei de Israel”. O episódio é mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19).

O que aconteceu com Jesus no Domingo de Ramos?

Nos relatos evangélicos, a sua entrada na cidade teria se dado uma semana antes de sua ressurreição, celebrada na Páscoa.

Conforme os evangelhos, Jesus teria chegado a Jerusalém montado em um jumento, ele um símbolo da sua humildade. Além disso, o animal também era visto como pacífico, ao contrário do cavalo, usado em combates e guerras.

Em reação à sua entrada, o povo teria lançado mantos sobre o seu caminho, assim como pequenos ramos de palmeira.

A sua chegada à cidade marca o início do período conhecido como Semana Santa ou Paixão, que terminará com a crucificação e ressurreição de Jesus.

Segundo os evangelhos, Jesus viajou à Jerusalém para celebrar a “Pessach“, a Páscoa judaica. E, segundo Lucas 19:41, Jesus se emocionou logo ao se aproximar da cidade como que pressentindo todo o sofrimento que viria.

Qual é o significado do Domingo de Ramos?

Com a ênfase na sua celebração, a Igreja reforça que Jesus Cristo foi posteriormente crucificado sob o pedido e conivência da mesma população que no Domingo de Ramos o havia aclamado como rei.

Dessa maneira, o dia serve para iniciar a reflexão sobre os acontecimentos da Semana Santa, sendo uma mensagem clara de amor e compaixão.

Confira a programação

À medida que nos aproximamos do Domingo de Ramos, convidamos as comunidades a se juntar a nós nas celebrações que marcam o início da Semana Santa. 

Igreja São francisco -  07h | 9h30 e 19h30

Igreja São Raimundo Nonato - 19h

Bênção dos ramos Rosário e Missa N.S. da Luz (Lorenzo) - 08 h 

Bênção dos ramos e Missa Santa Rosa de Lima (Attilio) -  09 h 

Bênção dos ramos e Missa São Lucas (Lorenzo) -  10 h 

Bênção dos ramos e Missa N.S. de Fátima (Attilio) - 18 h 

Bênção dos ramos e Missa Sagrado Coração (Enrico) -  19 h 

Bênção dos ramos e Missa São Lázaro (Lorenzo) -  19:30 h 

 

 

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)