A Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) promoveu nessa quarta-feira, 21, o lançamento de editais do II Prêmio Roraimense de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Chamada Pública de Extensão Tecnológica e Inovação.
Realizado no Sebrae Roraima – Edifício Airton Dias, no bairro São Francisco, o evento reuniu pesquisadores, professores, comunicadores, coordenadores, reitores e a comunidade acadêmica em um momento de celebração, reconhecimento e fortalecimento da ciência produzida em Roraima.
Na segunda edição, o Prêmio Roraimense de CT&I, reafirma seu papel ao dar visibilidade a pesquisadores, professores, empreendedores inovadores, profissionais de comunicação e empresas de base tecnológica que contribuem de forma significativa para o avanço do ecossistema de CT&I no estado.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente de forma online, por meio do formulário de inscrição até o dia 18 de fevereiro.
Chamada Pública
Durante a programação, também foi lançada a Chamada Pública de Extensão Tecnológica e Inovação, voltada ao apoio de projetos que promovam a aplicação do conhecimento científico e tecnológico em soluções práticas para desafios reais da sociedade roraimense, além de valorizar as potencialidades locais e contribuir para o desenvolvimento sustentável do território, atendendo a necessidades reais da população.
Prazo de inscrição
As inscrições são realizadas exclusivamente de forma online, por meio do sistema SIGFAPERR até o dia 27 de fevereiro.
Para o presidente da Faperr, Pedro Cerino, o prêmio representa mais do que reconhecimento.
“Isso só é possível graças ao apoio do Governo do Estado, tanto pela criação da Faperr quanto pela autonomia concedida para a realização de chamadas públicas. Além dessas, há muitas outras que já estão em andamento e outras que ainda serão lançadas ao longo deste ano. Trata-se do apoio do Estado sendo aplicado na inovação, na ciência e na tecnologia, como pilares do desenvolvimento e da sustentabilidade de Roraima.”, destacou.
O governador do Estado, Antônio Denarium, também ressaltou a importância da iniciativa para o futuro de Roraima.
“A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima está completando quatro anos, e em parceria com o Sebrae, Universidade Federal, Universidade Estadual, lançamos hoje editais que vão premiar os projetos de inovação, ciência e tecnologia, que irão trabalhar e facilitar os processos na agricultura, na indústria, na pecuária, no setor comercial e no setor público.”, afirmou o governador.
Para acompanhar as ações, editais e chamadas públicas, os interessados podem acessar o site oficial faperr.rr.gov.br, seguir o perfil no Instagram @faperr_ e entrar em contato pelo e-mail faperr@faperr.rr.gov.br. Os canais são atualizados constantemente e reúnem informações sobre oportunidades, programas e iniciativas voltadas ao fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação em Roraima.
Comentários: