Referência da Educação Fiscal no Estado de Roraima, a Escola Estadual Girassol realizou nesta terça-feira, 25, a 1ª Feira Pedagógica de Educação Fiscal e Empreendedorismo, reunindo trabalhos de estudantes, instituições parcerias e comunidade.
Foram expostos dez estandes com trabalhos escolares produzidos por alunos ao longo do ano por meio do projeto piloto “Educação Fiscal: e eu com isso?”. Os estudantes vivenciaram práticas de empreendedorismo, desenvolvendo ideias e produtos que estimulam a criatividade, inovação, planejamento e tomada de decisão. Também teve exposição de trabalhos da comunidade.
A gestora da escola, professora Elizângela Viana, destacou que desde o ano passado a unidade começou a trabalhar o tema Educação Fiscal. Depois, o Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) realizou uma formação para os servidores, e na sequência, a unidade de ensino buscou parcerias para desenvolver o projeto.
Entre os parceiros estão o Ifrr (Instituto Federal de Roraima), Ufrr (Universidade Federal de Roraima), CGU (Controladoria Geral da União), DRF-RR (Delegacia da Receita Federal de Roraima) e o Sebrae-RR Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
“Depois disso veio então a ideia da Feira, com o objetivo de mostrar o nosso trabalho, tudo que a gente vem produzindo. Então, foi bem produtivo para a nossa escola, conseguimos fazer vários trabalhos, vários projetos pedagógicos de relevância”, disse Elizângela.
Na Feira, a escola apresentou o Jornal Girassol News, produzido por alunos e gravado em parceria com a TV Assembleia, onde os estudantes fizeram reportagens sobre recursos públicos, a importância dos impostos, função social dos tributos, entre outros temas da área. Também foi exibido um videoclipe com o jingle oficial do projeto intitulado “Educação Fiscal”, interpretado pelo cantor regional Neuber Uchôa.
Entre os expositores da feira, estava a estudante Latife Emanuella, do 6° ano do Ensino Fundamental. Ela e mais duas colegas estavam expondo produtos produzidos por elas: bolos de pote e pulseiras de miçangas. Ela destacou as aprendizagens adquiridas com o projeto.
“Estamos aprendendo sobre o valor do imposto, sobre porque a gente tem que pagar imposto, sobre educação fiscal, sobre ter a responsabilidade de saber empreender, de fazer os cálculos. Isso é muito importante para a gente, porque no futuro vamos usar isso para poder fazer as coisas, para poder ter a nossa renda única. E até agora a gente já pode fazer isso, pode ter uma renda extra”, disse Latife.
Educação Fiscal
O Estado de Roraima está inserido no PNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal), principal programa de Educação Fiscal do Brasil instituído em 1999 com o objetivo de desenvolver uma cultura de responsabilidade fiscal e cidadania. No estado, os trabalhos são coordenados pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda), por meio do Gefe (Grupo de Educação Fiscal do Estado de Roraima).
Através do PNEF são realizadas atividades como oficinas e cursos de educação fiscal para professores, estudantes, servidores públicos e o público em geral; confecção de material didático e parceria com escolas e universidades, promovendo a inserção de conteúdos sobre cidadania fiscal nos currículos educacionais e incentivando a realização de projetos e pesquisas sobre o tema.
A Escola Estadual Girassol foi selecionada como projeto piloto e como referência da Educação Fiscal no Estado de Roraima. Dentro dessa temática, a unidade de ensino desenvolve o projeto “Educação Fiscal: e eu com isso?”, em parceria com a Receita Federal.
No projeto, os estudantes trabalham temas importantes como a origem dos recursos públicos, de que maneira devem ser aplicados para promover o bem-estar da sociedade. Também compreendem sobre o papel dos tributos, fiscalização da utilização dos recursos públicos, transparência e responsabilidade social, contribuindo assim para a sua formação integral.
Comentários: