Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Governo inaugura vicinal “Alagadiço” no Truaru e beneficia agricultores

Obra de 6,3 km recebeu R$ 1,2 milhão em investimentos e garante mais segurança no transporte e escoamento da produção agrícola.

Governo inaugura vicinal “Alagadiço” no Truaru e beneficia agricultores
SECOM RORAIMA/Neto Figueredo
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo do Estado inaugurou neste sábado, 16, a obra de implantação da estrada vicinal “Alagadiço” no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, localizado na região do Truaru, área rural do município de Boa Vista.

A nova estrada vicinal tem 6,3 quilômetros e recebeu revestimento primário em toda a sua extensão, além da instalação de bueiros. A via beneficiará os colonos da região, garantindo mobilidade e o escoamento da produção agrícola.

O investimento na implantação da vicinal foi de R$1,2 milhão, verba oriunda de emenda parlamentar do deputado federal Gabriel Mota.

“Com emenda do deputado federal Gabriel Mota, recuperamos e implantamos a vicinal “Alagadiço”. É uma obra que conta com total infraestrutura, melhorando a trafegabilidade e garantindo segurança no acesso a serviços e no transporte da produção agropecuária”, ressaltou o governador Antonio Denarium. 

O deputado federal Gabriel Mota destacou a importância dos investimentos em infraestrutura rodoviária para o setor produtivo.   

“Estamos inaugurando hoje a vicinal “Alagadiço”. Nos próximos meses outras vicinais serão inauguradas. É uma satisfação muito grande porque o produtor quer uma estrada boa e ponte para escoar os produtos. Aqui tem muita produção de soja, de gado, de melancia, de melão. Então pra gente a implantação da vicinal é a realização de um sonho. Cerca de 80% dos nossos recursos são aplicados no campo, trazendo investimentos para melhorar a qualidade de vida dos produtores”, enfatizou Gabriel Mota.

O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, mencionou o trabalho do Governo para recuperação da malha viária estadual e a relevância das obras para a população.

“Já recuperamos mais de 5 mil quilômetros de estradas e mais de mil pontes foram reconstruídas em todo o Estado. E hoje estamos aqui com a comunidade entregando essa obra tão importante para os agricultores que estavam sem condições de acessibilidade e de escoamento. Nessa região há produção de macaxeira, abóbora, mandioca e farinha. O pessoal precisava escoar esses produtos e a estrada era um grande problema. Hoje esse problema está resolvido. Nosso trabalho é este: fomento e infraestrutura para garantir a produção agrícola e o desenvolvimento de Roraima”, afirmou Edilson Damião.

Agricultores destacam a importância da obra

A presidente da Coopermai (Cooperativa de Mulheres Agricultoras Independentes), Lucilene Silva, afirmou que a implantação da vicinal foi uma grande conquista para os produtores locais.

“Há produtores que moram no final da vicinal, e a gente sofria a cada inverno para transportar a produção deles até a sede da Cooperativa para escoar para Boa Vista. Às vezes era necessário um trator para trazer os produtos. Hoje a gente pode levar insumos para eles e buscar a produção. É como se trouxesse a independência para esses agricultores que moram nessa vicinal”, disse.

O agricultor Manoel Ferreira dos Santos mora na região há cerca de 18 anos e cultiva banana, macaxeira, feijão, batata e pimenta. Ele destacou a relevância da obra para a distribuição da produção e o deslocamento seguro.

“Para mim foi a melhor coisa que foi feita, pois não tinha estrada, não havia acesso. Agora tenho como escoar meu produto e transportar minha família mais rápido quando for preciso. Agradeço demais pelo trabalho do governador e do deputado”, afirmou.

Rede do Bem e Feirinha da Agricultura Familiar

Durante a inauguração da vicinal, o Governo entregou também 200 redes e mosquiteiros a famílias de baixa renda do P. A. Nova Amazônia e de outras localidades da região do Truaru. A entrega faz parte do Programa Rede do Bem, da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social).

Outra ação levada à região neste sábado foi a Feirinha da Agricultura Familiar, organizada pelo Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), que fez a busca ativa dos produtores locais para viabilizar a comercialização dos produtos.

Foram comercializados derivados de milho dos produtores do Projeto de Grãos, laticínios de produtores do Programa Roraima mais Leite, além de hortaliças cultivadas na região.

Feirinha da Agricultura Familiar. Foto: Neto Figueredo
Feirinha da Agricultura Familiar. Foto: Neto Figueredo

O diretor-presidente do Iater, Marcelo Pereira, enfatizou o trabalho desenvolvido pelo Instituto para fortalecer a cadeia de produção.

“A feira do Iater, trabalhada com outras instituições parceiras, é uma realidade para a agricultura familiar. Estamos estabelecendo esse espaço para que os produtores possam comercializar seus produtos e dinamizar a economia do local. O objetivo é fortalecer o produtor desde o processo de produção até a comercialização dos seus produtos”, frisou.

FONTE/CRÉDITOS: Secom Roraima
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)