O Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR), vinculado a Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), conta desde dezembro de 2025 com um moderno e automatizado Centro de Material e Esterilização (CME).
A construção do CME e a aquisição de equipamentos de esterilização representam um ganho significativo para o HU. Antes, o processo de esterilização tinha que ser realizado externamente; agora, com área adequada e novos equipamentos, todo o processo está menos manual, mais automatizado e sendo realizado no próprio hospital, garantindo maior segurança aos profissionais e pacientes.

Para o Chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Emanuel Tischer, é um aprimoramento estrutural e material, que coloca o HU alinhado com padrões de excelência hospitalar. “O CME também receberá armários modulados, mas já está em patamar compatível com os dos hospitais de alta complexidade”, disse.
O Centro de Material e Esterilização, funciona com dois enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Ana Luiza Lima, enfermeira, ressaltou que o espaço destinado ao CME é separado em sala de área suja (expurgo), sala de preparo e sala de arsenal (distribuição), seguindo rigorosamente todos os protocolos de limpeza de materiais.
“Além do aumento e divisão do espaço físico, a aquisição de equipamentos como a autoclave de grande porte (vapor) faz com que o fluxo de trabalho seja melhor e não dependa de envio e retorno dos materiais para instituições externas ao hospital”, concluiu.
Comentários: