Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Igreja Católica celebra Solenidade de Corpus Christi nesta quinta-feira, 04; confira a programação na Diocese de Roraima

Programação inclui celebrações eucarísticas, procissões com o Santíssimo Sacramento e a tradicional confecção de tapetes.

Igreja Católica celebra Solenidade de Corpus Christi nesta quinta-feira, 04; confira a programação na Diocese de Roraima
Pascom diocesana
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta quinta-feira, 04, a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi. A expressão em latim significa “Corpo de Cristo”, celebrada sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa.

A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV após o Milagre de Bolsena, ocorrido na Itália em 1263. De acordo com a tradição da Igreja, durante uma celebração eucarística, uma hóstia consagrada teria apresentado sinais de sangue. A celebração recorda a presença de Cristo na Eucaristia e é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas.

O reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padre Luiz Botteon, destacou que Corpus Christi é o momento em que a comunidade católica manifesta publicamente a fé na presença real de Cristo na Eucaristia.

"O pão já não é mais pão, mas o Corpo de Cristo. Da mesma forma, o vinho já não é mais vinho, mas o Sangue de Cristo. É o próprio Deus que se faz presente entre nós e se oferece como alimento para a nossa vida espiritual", afirmou.

Tradição dos tapetes

Uma das marcas de Corpus Christi é a confecção dos tapetes ornamentais que recebem a passagem do Santíssimo Sacramento. A tradição surgiu em Portugal e chegou ao Brasil durante o período colonial. Os tapetes são produzidos com serragem, flores, areia e outros materiais.

Pascom Diocesana
Foto: Pascom Diocesana

Padre Luiz ressalta que os tapetes manifestam o acolhimento e dignidade por onde o Santíssimo Sacramento passa.

“Os tapetes confeccionados para a procissão de Corpus Christi representam o respeito, a fé e a devoção que a comunidade cristã dedica a Jesus presente na Eucaristia. Ao preparar esses tapetes, os fiéis manifestam o desejo de acolher o Senhor com dignidade, oferecendo um caminho ornamentado para a passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade”, disse.

Na Catedral Cristo Redentor, no Centro de Boa Vista, a celebração de Corpus Christi terá início às 6h30. A Santa Missa será presidida pelo bispo diocesano, Dom Evaristo Spengler. Em seguida, os fiéis seguirão em procissão até a Paróquia São Francisco das Chagas, no bairro São Francisco.

Programação:

PARÓQUIAS

Área Pastoral do Centro

06h30 – Santa Missa na Catedral Cristo Redentor, em seguida procissão até a Igreja São Francisco.

Paróquia Santo Antônio de Sant’Ana Galvão

19h00 – Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe

Rua Gideão, 584 – Nova Canaã

Paróquia São Jerônimo

08h00 – Comunidade Nossa Senhora do Rosário

Rua Udine Benedetti, nº 714 – Cinturão Verde

Paróquia Santos Arcanjos

19h30 – Comunidade Santa Rita

Rua Guanabara, 453 – Jóquei Clube

ÁREAS MISSIONÁRIAS

Área Missionária São Raimundo Nonato

17h00 – Comunidade Sant’Ana, na rua Raimundo Rodrigues Coelho, 600 – Sílvio Botelho. Em seguida, procissão com o Santíssimo Sacramento até a Comunidade Sagrada Família, na rua Barnabé Antônio de Lima, 912 – Alvorada.

Área Missionária Sagrado Coração de Jesus

19h30 – Comunidade Nossa Senhora da Piedade

Rua N, 360 – Cidade Satélite

Área Missionária Santa Rosa de Lima

18h00 – Comunidade Nossa Senhora do Rosário,a na rua Raio de Lua, 55 – Aracelis. Após a missa, procissão até a Comunidade Nossa Senhora da Luz, na rua Universo, 1796 – Raiar do Sol.

Área Missionária São João Batista

08h00 – Comunidade Nossa Senhora de Nazaré

Rua Altair Pereira de Melo, 304 – Jardim Caranã

08h00 – Comunidade Santa Teresinha

Rua Altair Pereira de Melo, 1098 – União

09h00 – Comunidade São João Batista

Av. Parimé Brasil, 730 – Caranã

PARÓQUIAS DO INTERIOR

Paróquia São José Operário – Caracaraí

19h00 – Comunidade São José Operário

Rua Sebastião Diniz, 257

Paróquia São Francisco de Assis – Rorainópolis

16h00 – Comunidade São Francisco de Assis - Nova Colina

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Mucajaí

17h30 – Praça Chaguinha Aguiar

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)