A Diocese de Roraima, por meio da Região Pastoral das Paróquias e Áreas Periféricas (PAP), realiza neste domingo, 11 de janeiro, a Caminhada da Paz 2026, a partir das 17h. A caminhada tem como tema “A paz se realiza no respeito à vida” e é inspirada no versículo bíblico de Mateus 5,9 “Bem-aventurados os que promovem a paz!”.
A concentração será na Comunidade Nossa Senhora Da Imaculada Conceição, localizada na rua Rua Raimundo Penafort, 446, no bairro Buritis. De lá, os fiéis seguem em caminhada até a Comunidade Sant’Ana, no Bairro Dr. Silvio Leite, onde acontecerá a missa campal.
A caminhada, que ocorre tradicionalmente no dia 1º de janeiro, em alusão ao Dia Mundial da Paz, foi adiada para o dia 11 neste ano, com o objetivo de facilitar a participação de todos. Em 2025, o evento não foi realizado em razão da abertura do Ano Jubilar na Diocese.
Como gesto concreto, os fiéis são convidados a levar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado à Pastoral dos Migrantes.
A coordenadora da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) em Roraima, irmã Ângela Maria, destaca o objetivo da caminhada.
“A gente celebra essa caminhada para elevar as nossas vozes, para nos manifestar e tornar pública a nossa oração. É uma caminhada de alguns quilômetros, neste ano quase cinco, para rezar junto com o povo e expressar a nossa discordância diante das injustiças e da violência que acontecem com frequência.”, ressaltou.
A religiosa ainda destacou que a nossa oração precisa ir além das palavras. Segundo ela, não se trata apenas rezar, mas cantar, pedir, nos unir, e também agir e assumir o compromisso com a realidade.
Comentários: