Celebra-se nesta segunda-feira, 8 de dezembro, o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A data marca um dogma central da fé católica: o de que a Virgem Maria foi concebida sem a mancha do pecado original.
O padre Vitor Hugo, pároco da Paróquia São Jerônimo, explica a origem da devoção a Nossa Senhora da Conceição. “A devoção tem raízes muito antigas na história da Igreja e é uma das expressões mais tradicionais da fé mariana no mundo católico. Essa devoção surge porque Maria foi concebida sem pecado original e, assim, pôde gerar o Filho de Deus sem pecado.”
Foto: João Felipe - Pascom Diocesana
O dogma é fundamentado na passagem bíblica em que o Anjo Gabriel saúda Maria, anunciando que ela seria a Mãe do Salvador. Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX reconheceu oficialmente e declarou solenemente o dogma da Imaculada Conceição.
Segundo o padre Vitor Hugo, ela é importante porque revela a grandeza do plano de Deus para a salvação do mundo e mostra que Deus preparou Maria de forma única para ser mãe de Jesus.
Em Boa Vista, a Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição, da Paróquia São Jerônimo, celebra esta solenidade com procissão, missa e arraial.
Na manhã do dia 8, a programação começa com a alvorada sonora e o terço, às 6h. À tarde, às 17h, haverá a procissão luminosa. Às 18h30, será realizada a missa festiva em honra a Nossa Senhora, presidida pelo bispo diocesano Dom Evaristo Spengler. Após a missa, haverá o arraial com comidas típicas e bingo.
PROGRAMAÇÃO
Dia 05 – Sexta-feira | 19h30
Santa Missa com bênção dos objetos
Tema: “Maria, passa na frente e cuida da nossa gente.”
Dia 06 – Sábado | 19h30
Missa Penitencial com bênção das águas
Tema: “Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor.”
Dia 07 – Domingo | 8h00
Missa com Unção dos Enfermos
Dia 08 – Segunda-feira
- Alvorada sonora e terço
- 17h00 – Procissão luminosa
- 18h30 – Missa festiva
A comunidade fica localizada na Rua Raimundo Penafort, 446, no Bairro Buritis.
Comentários: