Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Jovem Indígena professa Votos Perpétuos neste sábado na Diocese de Roraima

A Celebração Eucarística ocorre na comunidade indígena da Barata, e será marcada por uma programação cultural e religiosa

Jovem Indígena professa Votos Perpétuos neste sábado na Diocese de Roraima
Foto: Kayla Silva - Rádio FM Monte Roraima
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Neste final de semana, a Igreja Católica celebra a Vocação Religiosa Consagrada. Na Diocese de Roraima, a celebração ocorre no dia 16 de agosto, com a Profissão Religiosa da Irmã Lucimara Martins Da Silva, jovem indígena do povo Wapichana, da Congregação das Irmãs Franciscanas Bernardinas. A programação começa pela manhã, às 8h, e segue durante o dia, encerrando-se com celebração eucarística, às 17h30, na quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Hermenegildo Sampaio, na Comunidade Indígena da Barata, no Município de Alto Alegre.

Irmã Lucimara, de 30 anos, filha de Nely da Silva Martins e Aníbal Neves da Silva, se prepara para um momento decisivo em sua trajetória religiosa: a profissão dos votos perpétuos. Na vida consagrada, esses votos de pobreza, obediência e castidade, representam a entrega total a Deus e à missão da Igreja. Ao professá-los de forma perpétua, a religiosa assume de maneira definitiva sua pertença à congregação, reafirmando o compromisso de viver segundo suas regras e dedicar a vida integralmente ao serviço do Evangelho.

Para Irmã Lucimara Martins, esta vocação nasceu no seio de sua família e na vida em comunidade. “Minha família sempre teve essa experiência profunda, uma participação ativa na igreja. E a minha experiência no grupo de jovens, na catequese, tudo isso, influenciou nesse despertar vocacional. A minha família é bem religiosa, minha mãe e meu pai sempre participaram da igreja. Então, a minha vocação surgiu dessa experiência, ela teve essa base na comunidade, na vida de igreja e na vida da família”
 
Lucimara foi acompanhada por irmãs do Ceará, onde morou por anos, e também em Porto Velho, casa mãe da congregação. A Ministra Provincial, Irmã Gilbetânia de Andrade, que acompanhou o início da trajetória vocacional da religiosa destaca a missão da jovem:

“Percebi que a irmã Lucimara foi desde sempre uma jovem muito leve, muito livre, e isso é uma das qualidades muito boas para quem deseja ser franciscana.  Porque na espiritualidade franciscana, tendo como ideal de vida o nosso pai, São Francisco, temos que de fato ter uma vida mais leve, sem esse peso de estrutura, sem medo de ser feliz. Para Francisco, a regra de vida era o Evangelho, e se você tinha amor a Jesus Cristo e queria colocar em prática o Evangelho, então isso era a regra de vida. E São Francisco destaca ‘preguem com a vida. Se for necessário, usem as palavras’. Então, a Lucimara sempre essa jovem muito livre, muito humana, muito fraterna e muito amiga.”

A Irmã também ressaltou a alegria de acolher na congregação uma religiosa indígena:

“Saber que a congregação acolhe alguém que é indígena e se autodeclara, é de uma grande alegria nós, pois, nos desafia a nos abrirmos ao novo e a acolher coisas que podem ser diferentes e ao mesmo tempo original”.

Foto: Kayla Silva - Rádio FM Monte Roraima 

A mãe de Lucimara, Nely da Silva Martins, recorda que o sonho da filha nasceu ainda na infância:

“Desde criança ela tinha o sonho de ser freira. No início eu brigava muito com ela porque ela queria passar o dia na igreja, ela queria passar o dia cantando e orando. Só que eu não deixava muito, porque eu tinha muita coisa para ela me ajudar a fazer. Mas sempre foi desde criança. Ela cresceu, fez a primeira comunhão, fez a Crisma, e depois disso ela escolheu que queria morar em Alto Alegre com as irmãs”. Nely também destaca que Lucimara vai levar a cultura indígena ao Sul do Brasil, onde muitos irão conhecer a Amazônia através dela e conhecer também a comunidade da Barata.

Foto: Kayla Silva - Rádio FM Monte Roraima 

PROGRAMAÇÃO:

16 de agosto (sábado) – CENTRO CULTURAL MACUXANA

08h00 - Oração da manhã
08h20 - Recepção das lideranças convidadas
08h40 - Apresentação da dança parixara wapixana
(grupo de dança dona Ana)
09h00 - Apresentação da dança parixara macuxi
(grupo de dança dona Cacilda)
09h20 - Apresentação de músicas regionais
10h00 - Apresentação do grupo Cultural SAURIPÍ IPÌNÌNKÌTO
(Comunidade Sucuba)
10h20 - Apresentação do grupo de dança parixara ASSOCIAÇÃO KAIPÓ
10h40 - Exposições de artesanatos indígenas e grafismos – fundo musical com o grupo Kaipó
11h30 - Pausa para o almoço 

13h00 - Animação com os grupos musicais presentes
13h30 - Exposições dos carismas das congregações religiosas
15h00 - Apresentações dos missionários da diocese de Roraima, Ceará e Rio Grande do Sul

17h30 - Encerramento com a Celebração Eucarística dos votos da Irmã Lucimara
Local: Quadra Poliesportiva Hermenegildo Sampaio

FONTE/CRÉDITOS: Da redação, Kayla Silva, Rádio Monte Roraima fm - sob supervisão Dennefer Costa
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)