Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Justiça

Letícia Monteiro é a primeira mulher indígena a assumir coordenação do DSEI Leste em Roraima

Nomeação atende demanda do movimento indígena de Roraima.

Letícia Monteiro é a primeira mulher indígena a assumir coordenação do DSEI Leste em Roraima
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

                                                                         

Na manhã desta segunda-feira, 19 de maio, o movimento indígena de Roraima celebrou um marco histórico: a posse da enfermeira Letícia Monteiro da Silva como nova coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste (DSEI Leste-RR). Letícia é a primeira mulher indígena a assumir o cargo. A cerimônia de assinatura ocorreu na sede do órgão, em Boa Vista, com a presença de lideranças dos povos Macuxi, jovens indígenas, familiares da nova gestora e representantes de diversas regiões do estado.

A nomeação de Letícia foi publicada na última sexta-feira (16) em portaria assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A escolha da nova coordenadora atende a uma das principais pautas levadas pelo movimento indígena ao V Acampamento Terra Livre Roraima, realizado recentemente. O DSEI Leste, vale lembrar, é responsável pela saúde de indígenas de diversas etnias de Roraima, com exceção dos povos Yanomami, que possuem um distrito sanitário próprio.

Do povo Taurepang e oriunda da comunidade indígena São Miguel, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Letícia Monteiro atua na saúde indígena há mais de 30 anos. Começou sua trajetória como agente de saúde voluntária em 1992, passando pelas funções de microscopista e técnica de laboratório. Atualmente, é enfermeira e responde tecnicamente pelo Núcleo de Prevenção de Doenças e Agravos (Núcleo 5) do DSEI Leste, com atuação direta na vigilância em saúde nos territórios indígenas.

Durante a cerimônia de posse, o tuxaua-geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Amarildo Macuxi, leu o termo oficial de reconhecimento. “O movimento indígena de Roraima, representando majoritariamente as regiões Surumú, Serra, Baixo Cotingo, Raposa, Amajari, Murupu, Serra da Lua, Tabaio, Alto Cauamé, Wai-Wai e Yanomami no estado de Roraima, reconhece, nesta data, a senhora Letícia Monteiro da Silva, do povo Taurepang, como coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima.”Esclareceu.

Em seu discurso, emocionada, Letícia destacou o apoio da família e do movimento indígena, além de relembrar sua trajetória. “Agradeço a Deus, aos meus familiares aqui presentes, aos meus irmãos, filhos, pais e ao movimento indígena que lutou para que isso acontecesse. Comecei minha carreira há 33 anos como agente indígena de saúde. Enfrentei muitos desafios, mas aprendi que somos capazes. E digo aos jovens: não deixem que ninguém diga que vocês não podem. Vocês podem. Acreditem em vocês.”disse.

O médico Paulo Daniel, responsável pelos profissionais do DSEI Leste, também celebrou a nomeação. Ele lembrou do início do trabalho no Surumu, quando conheceu Letícia ainda em suas primeiras atividades na área da saúde. “Lá encontrei a Letícia, já atuando ao lado de um microscopista no combate à malária, que naquela época ceifou muitas vidas. Ela cresceu, se formou e agora assume um papel fundamental. Hoje temos 32 médicos em campo, fruto de um trabalho que começou lá atrás, com pessoas como ela.”Relatou.

A coordenação do DSEI Leste estava vaga há três meses, e a escolha de Letícia representa não apenas uma conquista histórica para as mulheres indígenas, mas também o fortalecimento da autonomia dos povos originários na condução das políticas públicas voltadas às suas comunidades.

FONTE/CRÉDITOS: Filipe Gustavo
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)