Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Missa dos Santos Óleos é realizada nesta terça-feira, 26, na Catedral Cristo Redentor

Esta celebração é também chamada de Missa da Unidade, por ser um momento em que os padres renovam suas promessas sacerdotais.

Missa dos Santos Óleos é realizada nesta terça-feira, 26, na Catedral Cristo Redentor
Monte Roraima Fm
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta terça-feira (26), a Diocese de Roraima realiza a tradicional Missa dos Santos Óleos. Que será presidida pelo bispo franciscano Dom Evaristo Pascoal Spengler, e ocorrerá  na Igreja Catedral Cristo Redentor,  às 19h30, localizado na Praça do Centro Cívico, 133 - Centro, Boa Vista. 

Nesta missa, os padres da arquidiocese renovam suas promessas sacerdotais e é dada a bênção aos três óleos usados em vários momentos sacramentais: óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma.

Segundo os costumes da Igreja, a Missa dos Santos Óleos é celebrada na Quinta-feira Santa, dia da instituição do Sacerdócio, da eucaristia, do mandamento novo e lava pés.

Na Diocese de Roraima a missa é celebrada na terça-feira santa, após dois dias de retiro dos missionários e missionárias que trabalham na diocese.

Encerrado o rito, os padres retornam às suas comunidades e levam uma porção dos óleos para a prática dos sacramentos aos fiéis. É a última missa antes do tríduo pascal, uma celebração cheia de significados.        

Esta celebração é também chamada de Missa da Unidade, por ser um momento em que os padres renovam suas promessas sacerdotais.

Os três óleos

O Óleo dos Catecúmenos, também conhecido como óleo pré-batismal, concede a força do Espírito Santo para aqueles que vão ser batizados e sejam fortalecidos na luta contra o mal. O catecúmeno é ungido com este óleo no peito.

O Óleo dos Enfermos é um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

O Óleo do Crisma é utilizado na unção de vários sacramentos: do Batismo, depois da imersão nas águas batismais, o batizado é ungido na fronte; no sacramento do Crisma ou Confirmação é o símbolo principal da consagração, também ungido na fronte. O óleo também é usado na Ordenação Presbiteral, passado nas mãos do novo sacerdote e na Ordenação Episcopal, ungindo a cabeça do novo bispo.

Celebra-se neste dia, a instituição do sacerdócio durante a missa, todos os sacerdotes que trabalham na diocese de Roraima, renovam o seu compromisso de fidelidade e unidade com o bispo de Roraima.

A emissora diocesana, Rádio Monte Roraima Fm, 107, 9 da Fundação Educativa Cultural José Allamano, realizará a transmissão da missa dos Óleos, pela rádio, sintonize na 107,9 por meio do canal do youtube, site e pelas redes sociais.

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)