Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Cultura

Mostra Anderson Nascimento de Cinema integra programação da Ocupação Travessia nesta segunda

O evento ocorre nesta segunda-feira (10), às 19h30, no Espaço Usina Cultura, localizado na Rua Raio Solar, 509, bairro Jóquei Clube.

Mostra Anderson Nascimento de Cinema integra programação da Ocupação Travessia nesta segunda
Fotos anexadas: Pablo Felippe e José Miguel Zamora.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Ocupação Travessia, que celebra os 32 anos da Companhia Arteatro e os 18 anos do Usina Cultura, traz em sua programação com uma homenagem especial: a Mostra Anderson Nascimento de Cinema, nesta segunda-feira (10), às 19h30, no Espaço Usina Cultura, localizado na Rua Raio Solar, 509, bairro Jóquei Clube.

A Mostra presta tributo ao ator e dublador Anderson Nascimento, que faleceu há quase um ano e marcou profundamente o cenário artístico e cinematográfico de Roraima. Durante a sessão, serão exibidos cinco filmes em que ele atuou ou emprestou sua voz como dublador, além de um documentário em sua homenagem, todos curta-metragem, reafirmando sua importância na formação de uma geração de artistas locais.

Com curadoria do cineasta e escritor Aldenor Pimentel, a ação é uma parceria entre os cineclubes Usina e Harmonia e Ritmo e integra a programação da Travessia, exposição que tem encantado o público com experiências sensoriais, instalações interativas e mediação educativa sobre memória, Amazônia e artes da cena.

“Assim que o nosso amigo Anderson partiu dessa vida no ano passado, a gente já teve a ideia de homenageá-lo e celebrar a vida dele, o talento dele, que contribuiu tanto para esse estado, e ficou conhecido principalmente pelo seu trabalho no teatro, mas que também fez muito em outras áreas como o cinema. Eu tive a oportunidade de trabalhar com ele em pelo menos três produções audiovisuais, e aí a gente propôs isso a algumas instituições e teve a felicidade de agora ver esse sonho ser realizado, essa homenagem ser concretizada. A gente teve a generosidade de todos os diretores que cederam os direitos dos filmes para que eles fossem exibidos. Então tem muita coisa para o público conferir as diferentes facetas de Anderson Nascimento no cinema”, celebra Pimentel.

Os diversos gêneros que serão exibidos demonstram a versatilidade de Anderson Nascimento. Serão exibidos filmes de ficção, videoarte, animação, comédia, documentário e ação, revelando um artista múltiplo, capaz de transitar entre diferentes linguagens e personagens com sensibilidade e entrega, deixando registrada sua marca no cinema produzido em Roraima.

“A Ocupação traz essa homenagem que é também uma celebração da arte feita em Roraima. Anderson foi uma presença marcante no teatro e no cinema local, e essa Mostra é uma forma de manter viva a sua trajetória e o impacto que ele deixou em todos nós”, destaca Silmara Costa, gerente executiva do Usina.

A entrada é gratuita, e o público pode aproveitar para visitar a exposição Travessia, que segue aberta até o dia 16 de novembro, com visitas mediadas agendadas para grupos escolares, culturais, sociais e público em geral. As visitas à exposição continuam com agendamento gratuito disponíveis no Formulário on-line.

A Ocupação Travessia é realizada com fomento do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos e propõe um diálogo entre arte, educação e meio ambiente, reunindo público de todas as idades em experiências de escuta, criação e imaginação.

Foto: Pablo Felippe e José Miguel
Zamora.

 

 

Programação da Mostra Anderson Nascimento (curadoria Aldenor Pimentel):

Fronteira em Combustão (20 min) – Thiago Bríglia

Não há vagas para nós (1 min) – Aldenor Pimentel e Márcio Sergino

A inacreditável história do milho gigante (5 min) – Aldenor Pimentel

O Desprezo (13 min) – Adriana Duarte

Fuga (10 min) – Aldenor Pimentel

Nascimento: um artista chamado Anderson (26 min) – Paulo Trindade/Lab Mais Sesc RR

 

Ficha Técnica - Ocupação Travessia

Curadoria: Pérola

Assistência de Curadoria: Sabrina Jacome

Educativo: Gyulle Anne Teixeira

Direção de Produção e Montagem: Edson Leite / Embuá Produtora Cultural

Produção e Montagem: Sabrina Jacome, Gyulle Anne Teixeira, Ykaro Amorin e Pérola

Projeção: Ykaro Amorim

Realização: Funarte

Idealização: Usina Cultura

Assessoria de Comunicação: Gersika Nascimento/ Puraqui Press

Design Gráfico: Julhy Van Den Verg / Arraia.br

 

Usina Cultura:

Silmara Costa – Gerência Executiva

Márcio Sergino – Coordenação/Direção Artística

Aravis – Assistência de Direção Artística

Pam Menezes Duarte – Produção Executiva

FONTE/CRÉDITOS: Por Gersika Nascimento
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)