A Ocupação Travessia, que celebra os 32 anos da Companhia Arteatro e os 18 anos do Usina Cultura, traz em sua programação com uma homenagem especial: a Mostra Anderson Nascimento de Cinema, nesta segunda-feira (10), às 19h30, no Espaço Usina Cultura, localizado na Rua Raio Solar, 509, bairro Jóquei Clube.
A Mostra presta tributo ao ator e dublador Anderson Nascimento, que faleceu há quase um ano e marcou profundamente o cenário artístico e cinematográfico de Roraima. Durante a sessão, serão exibidos cinco filmes em que ele atuou ou emprestou sua voz como dublador, além de um documentário em sua homenagem, todos curta-metragem, reafirmando sua importância na formação de uma geração de artistas locais.
Com curadoria do cineasta e escritor Aldenor Pimentel, a ação é uma parceria entre os cineclubes Usina e Harmonia e Ritmo e integra a programação da Travessia, exposição que tem encantado o público com experiências sensoriais, instalações interativas e mediação educativa sobre memória, Amazônia e artes da cena.
“Assim que o nosso amigo Anderson partiu dessa vida no ano passado, a gente já teve a ideia de homenageá-lo e celebrar a vida dele, o talento dele, que contribuiu tanto para esse estado, e ficou conhecido principalmente pelo seu trabalho no teatro, mas que também fez muito em outras áreas como o cinema. Eu tive a oportunidade de trabalhar com ele em pelo menos três produções audiovisuais, e aí a gente propôs isso a algumas instituições e teve a felicidade de agora ver esse sonho ser realizado, essa homenagem ser concretizada. A gente teve a generosidade de todos os diretores que cederam os direitos dos filmes para que eles fossem exibidos. Então tem muita coisa para o público conferir as diferentes facetas de Anderson Nascimento no cinema”, celebra Pimentel.
Os diversos gêneros que serão exibidos demonstram a versatilidade de Anderson Nascimento. Serão exibidos filmes de ficção, videoarte, animação, comédia, documentário e ação, revelando um artista múltiplo, capaz de transitar entre diferentes linguagens e personagens com sensibilidade e entrega, deixando registrada sua marca no cinema produzido em Roraima.
“A Ocupação traz essa homenagem que é também uma celebração da arte feita em Roraima. Anderson foi uma presença marcante no teatro e no cinema local, e essa Mostra é uma forma de manter viva a sua trajetória e o impacto que ele deixou em todos nós”, destaca Silmara Costa, gerente executiva do Usina.
A entrada é gratuita, e o público pode aproveitar para visitar a exposição Travessia, que segue aberta até o dia 16 de novembro, com visitas mediadas agendadas para grupos escolares, culturais, sociais e público em geral. As visitas à exposição continuam com agendamento gratuito disponíveis no Formulário on-line.
A Ocupação Travessia é realizada com fomento do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos e propõe um diálogo entre arte, educação e meio ambiente, reunindo público de todas as idades em experiências de escuta, criação e imaginação.
Zamora.
Programação da Mostra Anderson Nascimento (curadoria Aldenor Pimentel):
Fronteira em Combustão (20 min) – Thiago Bríglia
Não há vagas para nós (1 min) – Aldenor Pimentel e Márcio Sergino
A inacreditável história do milho gigante (5 min) – Aldenor Pimentel
O Desprezo (13 min) – Adriana Duarte
Fuga (10 min) – Aldenor Pimentel
Nascimento: um artista chamado Anderson (26 min) – Paulo Trindade/Lab Mais Sesc RR
Ficha Técnica - Ocupação Travessia
Curadoria: Pérola
Assistência de Curadoria: Sabrina Jacome
Educativo: Gyulle Anne Teixeira
Direção de Produção e Montagem: Edson Leite / Embuá Produtora Cultural
Produção e Montagem: Sabrina Jacome, Gyulle Anne Teixeira, Ykaro Amorin e Pérola
Projeção: Ykaro Amorim
Realização: Funarte
Idealização: Usina Cultura
Assessoria de Comunicação: Gersika Nascimento/ Puraqui Press
Design Gráfico: Julhy Van Den Verg / Arraia.br
Usina Cultura:
Silmara Costa – Gerência Executiva
Márcio Sergino – Coordenação/Direção Artística
Aravis – Assistência de Direção Artística
Pam Menezes Duarte – Produção Executiva
Comentários: