Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Saúde

Neste fim de ano, Hemoraima alerta para falta de sangue e convoca doadores

Estoque dos tipos negativos está crítico, e centro pede mobilização da população durante o período de festas.

Neste fim de ano, Hemoraima alerta para falta de sangue e convoca doadores
Foto: Ascom/Sesau
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com a proximidade das festas de fim de ano e o início do período de férias, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) reforça o alerta para a doação de sangue, devido à baixa de doações, especificamente os dos tipos sanguíneos negativos.

O sangue O negativo, é conhecido como tipagem universal, podendo ser transfundido em qualquer pessoa, mas apenas 9% da população brasileira possuem esse tipo sanguíneo, tornando-o bastante raro.

“Tendo em vista os grandes feriados, festas natalinas e final de ano, ocorrências de acidentes na cidade, é necessário reforçarmos o estoque, no Hemoraima, principalmente os de fatores negativos. Solicitamos a você que é doador e já está há um tempo sem doar que compareça ao centro, e também você que ainda não é doador, precisamos da sua doação de sangue”, afirmou a assistente social voluntária, Terezinha Khan.

Dezembro e janeiro são os meses que registram maior demanda por sangue devido ao aumento de atendimentos de emergência.

Motivada pela campanha em sua igreja, Dorilene Silva, de 50 anos, resolveu fazer a sua primeira doação de sangue.

“Já faz tempo que eu queria doar sangue, só que eu nunca tive tempo de vir. E agora, como eu estou de férias, eu aproveitei a oportunidade pra salvar vidas, porque doar é amor”, ressaltou.

QUEM PODE DOAR?

Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve estar acompanhado dos pais e se for um tutor legal deve ter o consentimento formal dos pais ou do responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.

Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações da Secom Roraima | Suyanne Sá
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)