A fumaça branca subiu da Capela Sistina nesta quinta-feira, 08, marcando a eleição do 266º Papa da Igreja Católica. O Cardeal Robert Francis Prevost, até então arcebispo de [inserir diocese, se aplicável], foi escolhido como sucessor de São Pedro e adotou o nome de Leão XIV.
A decisão veio após um conclave que seguiu a média dos últimos 50 anos, com a eleição sendo concluída em dois dias. Para se tornar Papa, o cardeal norte-americano, precisou do voto de 89 dos 133 cardeais eleitores (aqueles com menos de 80 anos).
O Anúncio Histórico
O Cardeal Protodiácono Dominique Mamberti, encarregado de anunciar o novo Pontífice, apareceu na varanda da Basílica de São Pedro e proclamou em latim:
"Annuntio vobis gaudium magnum. Habemus Papam! Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, Dominum Robertum Franciscum, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Prevost, qui sibi nomen imposuit Leonem Decimum Quartum."
Traduzido, o texto significa: "Anuncio-vos uma grande alegria. Temos um Papa! O Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor, Senhor Robert Francis, Cardeal da Santa Igreja Romana Prevost, que adotou o nome de Leão XIV."
Quem é o Papa Leão XIV?
O Cardeal Robert Francis Prevost, agora Leão XIV, é conhecido por sua [breve descrição do perfil – ex.: atuação pastoral, posicionamentos teológicos, trajetória]. Sua eleição segue os passos de Bento XVI (2005) e Francisco (2013), que também foram escolhidos após dois dias de conclave.
-
Origem: Nascido em Chicago (EUA), construiu sua trajetória religiosa no Peru, onde atuou por décadas.
-
Perfil: Discreto e reformista, é aliado da linha pastoral do Papa Francisco, com sólida formação em teologia e direito canônico.
-
Trajetória:
-
Ordenado padre em 1982, atuou em Piura e Trujillo (Peru) durante o regime de Alberto Fujimori – chegou a cobrar reparações por injustiças.
-
Foi bispo em Chiclayo (2014-2023), onde enfrentou denúncias de acobertamento de abusos sexuais (caso ainda sob investigação pelo Vaticano).
-
Nomeado cardeal em 2023, dirigia o Dicastério para os Bispos e a Comissão para a América Latina.
-
O Protodiácono Mamberti
O Cardeal Dominique Mamberti, responsável pelo anúncio, é uma figura destacada na Cúria Romana. Nascido no Marrocos em 1952, mas de nacionalidade francesa, ele ingressou no serviço diplomático do Vaticano em 1986 e foi elevado a cardeal pelo Papa Francisco em 2015. Como Protodiácono, coube a ele não apenas proclamar o novo Papa, mas também impor-lhe o pálio – símbolo da autoridade pontifícia – durante a primeira aparição pública.
A Diocese de Roraima, sob a liderança de Dom Evaristo Pascoal Spengler, acompanha com esperança este novo capítulo da Igreja e convida os fiéis a rezarem pelo novo Santo Padre.
Nesta quinta-feira, as 16h, a Diocese realizará uma coletiva de imprensa no auditório da Rádio Monte Rotraima fm para compartilhar reflexões sobre a eleição.
Comentários: