Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Saúde

Palestra em Roraima destaca novas tecnologias na prevenção do HIV

Evento promovido pela Faperr contou com especialista do Departamento de Saúde Pública de San Francisco.

Palestra em Roraima destaca novas tecnologias na prevenção do HIV
Foto: Ascom/Faperr
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa, Inovação e Tecnologia do Estado de Roraima) promoveu uma palestra na última terça-feira (27), abordando as inovações na prevenção do HIV (vírus da imunodeficiência humana), com a participação do pesquisador Robert James Hance, especialista do Departamento de Saúde Pública de San Francisco, Califórnia (EUA).

O evento ocorreu no Centro de Ciências da Saúde da Universidade e contou com a parceria do Instituto Buriti e da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

No decorrer da palestra o pesquisador apresentou as principais inovações na prevenção do HIV e os avanços científicos relacionados à redução do contágio da doença. Entre os destaques, esteve o desenvolvimento de um medicamento injetável de longa duração, capaz de bloquear a transmissão do vírus em casos de exposição.

Atualmente, a principal estratégia preventiva utilizada por grupos com maior risco de infecção é a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que consiste no uso contínuo de um medicamento em forma de pílula para impedir o contágio.

Segundo o pesquisador, estudos em andamento nos Estados Unidos avançam no desenvolvimento de uma PrEP injetável, que poderá ser administrada apenas uma vez ao ano, facilitando a adesão ao tratamento e ampliando o alcance da prevenção.

No entanto, o pesquisador ressaltou que, apesar dos resultados promissores, o alto custo do medicamento ainda representa um desafio para sua disponibilização no mercado brasileiro, motivo pelo qual estão sendo estudadas alternativas para a redução de custos e viabilização da exportação.

“Hoje, o maior avanço na prevenção do HIV é um medicamento de longa duração, aprovado nos Estados Unidos pela FDA em junho de 2025, que consiste em injeções subcutâneas aplicadas apenas duas vezes ao ano”, afirmou o pesquisador.

O diretor administrativo da Faperr, Beethoven Barbosa, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da pesquisa científica no Estado.

“Por meio da Faperr, o Governo de Roraima vem desenvolvendo uma série de ações de fomento voltadas ao aprimoramento das pesquisas na área da saúde. Este evento é uma das estratégias para promover o intercâmbio de conhecimentos entre instituições locais e internacionais, fortalecendo a ciência e a inovação em nosso Estado”, ressaltou.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações da Secom Roraima | Alexsandra Mongaças
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)