Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Papa Francisco nomea o Pe. Lúcio Nicoletto como bispo prelado de São Félix do Araguaia no Mato Grosso.

O anuncio ocorreu nesta quarta-feira, 13, em comunicado emitido pela CNBB.

Papa Francisco nomea o Pe. Lúcio Nicoletto como bispo prelado de  São Félix do Araguaia no Mato Grosso.
Da Itália ao Brasil, uma vida dedicada ao serviço religioso e pastoral culmina na nomeação como bispo prelado de São Félix do Araguaia, Mato Grosso.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta quarta-feira, 13, o Papa Francisco anunciou a nomeação do Padre Lúcio Nicoletto como bispo prelado de São Félix do Araguaia, no interior do estado do Mato Grosso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)  divulgou a nota na integra nesta manhã. (Confira no fim da matéria)

 A história de Padre Lúcio é uma jornada de fé e serviço, desde sua infância na Itália até sua missão pastoral no Brasil, começando agora com sua nomeação episcopal, uma nova missão evangelizadora.

Nascido em Este ( cidade da diocese de Pádua na Itália), em 18 de agosto de 1972, Padre Lucio é filho de Dino e Paola Paluan. Cresceu em um ambiente profundamente religioso, onde recebeu sua formação cristã na comunidade paroquial de Ponso, sob a orientação do pároco Pe. Francisco Dalla Valle. Sua jornada educacional incluiu o colégio "Manfredini", dirigido pelos Padres Salesianos, onde desenvolveu sua fé e vocação.

Em setembro de 1987, aos 15 anos de idade, Padre Lúcio ingressou no Seminário Menor de Pádua, em Tencarola, dando início ao seu caminho rumo ao sacerdócio. Lá, ele estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Teológica da Itália Setentrional, seção de Pádua, preparando-se para seu serviço ministerial. Sua ordenação como diácono em 1997 e sacerdote em 1998 marcou o início de sua dedicação ao serviço da Igreja.

Os primeiros anos de ministério de Padre Lúcio foram na paróquia de San Michele Arcangelo em Selvazzano Dentro, na periferia de Pádua, onde serviu com zelo ao lado do Pe. Bruno Piazzon. No entanto, sua jornada o levou além das fronteiras italianas quando, em maio de 2005, foi designado para trabalhar no Brasil, na Diocese de Duque de Caxias.

Desde então, Padre Lúcio tem desempenhado um papel vital na vida religiosa e pastoral no Brasil. Ele acompanhou a paróquia de Vilar dos Teles, no município de São João de Meriti juntamente com pe. Massimo Valente, e assumiu diversas responsabilidades, incluindo o acompanhamento dos seminaristas da diocese e o serviço na Catedral de Santo Antônio em Duque de Caxias.

Sua dedicação e liderança foram reconhecidas quando, em 2011, foi nomeado Reitor do Seminário Diocesano de Duque de Caxias, além de assumir diversas funções na pastoral da juventude e na formação do clero. Em 2016, após concluir o Mestrado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Padre Lucio assumiu uma nova missão na diocese de Roraima, abrindo a missão de Pádua em Roraima e assumindo a paróquia de Caracaraí juntamente com o pe. Benedetto Zampieri.

Durante sua estadia em Roraima, Padre Lúcio também foi responsável pela catequese diocesana e pelo projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC), demonstrando seu compromisso com a formação espiritual e pastoral. Em 2019, sua liderança foi novamente requisitada quando assumiu o cargo de Vigário Geral da Diocese de Roraima,  e em  2022 foi escolhido administrador diocesano até a nomeação do novo bispo, Dom Evaristo Pascoal Spengler, em 2023.

Foto: Catedral Nossa Senhora da Assunção - São Felix do Araguaia - MT

A prelazia de São Félix do Araguaia:

 A Prelazia de São Felix foi erigida em13 de maio de 1969, com a bula pontifícia “Quo commodius”, pelo Papa Paulo VI. O primeiro bispo foi D. Pedro Casaldaliga, missionário Claretiano, ordenado bispo em 1971. Dom Pedro, permaneceu no pastoreio da Prelazia até 2005, e em 2006 lhe sucedeu Dom Leonardo Steiner, que ficou até 2011.

A prelazia de São Felix teve os seguintes bispos, Dom Pedro Casaldaliga, Dom Leonardo Steiner, OFM(cardeal da Amazonia) e  Dom Adriano Ciocca Vasino. Agora como novo Bispo, Pe. Lúcio Nicoletto.

Foto: Painel do Pintor Maximino Cerezo, Missionário Claretiano, Catedral N. Sra. Assunção – São Felix do Araguaia - MT

 

Agora, nomeado como prelado de São Félix do Araguaia, sucessor do grande bispo e profeta Dom Pedro Casaldaliga, o Padre Lúcio Nicoletto está pronto para assumir novos desafios e continuar seu ministério de serviço à Igreja e ao povo de Deus. Sua trajetória é um testemunho de fé, dedicação e compromisso com a missão da Igreja Católica no Brasil e além. Que sua jornada episcopal seja abençoada e frutífera, guiada pelo Espírito Santo e pelo exemplo de Cristo, o Bom Pastor.

Mapa da Prelazia de São Felix do Araguaia – MT.

 

 

Confira a nota na íntegra: 

 

 

 

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Libia López
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)