Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Educação

Período para Pedir Isenção da Taxa do Enem 2024 Começa nesta Segunda-feira

Estudantes têm até o dia 26 de abril para solicitar isenção; confira os critérios e prazos

Período para Pedir Isenção da Taxa do Enem 2024 Começa nesta Segunda-feira
Internet
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta segunda-feira, 15 de abril, inicia-se o período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os estudantes que desejam fazer o exame gratuitamente têm até o dia 26 deste mês para fazer a solicitação, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A solicitação deve ser feita exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível na Página do Participante do Enem. O acesso é realizado com as credenciais da conta Gov.br. Podem requerer a isenção da taxa os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola da rede pública, aqueles que já concluíram o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada, além de pessoas em situação de vulnerabilidade social, devidamente registradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, o CadÚnico.

É importante destacar que os candidatos que obtiveram isenção no Enem de 2023, mas que eventualmente tenham faltado à prova, precisam justificar sua ausência caso desejem participar da edição de 2024 gratuitamente. O prazo para justificativa, que deve ser comprovada por meio de documentação, é o mesmo para solicitação de isenção, de 15 a 26 de abril.

Conforme o cronograma do Enem 2024, o resultado das solicitações de isenção da taxa será divulgado no dia 13 de maio. A partir dessa data e até o dia 17 do mesmo mês, os candidatos cujos pedidos forem indeferidos poderão entrar com recurso. O resultado do recurso está previsto para 24 de maio.

No ano passado, a taxa de inscrição do Enem foi de 85 reais. Mais de 2,4 milhões de estudantes, o que equivale a 63 de cada 100 inscritos, tiveram direito à isenção da taxa, facilitando o acesso ao exame para um número significativo de candidatos.

FONTE/CRÉDITOS: Radio2
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)