A Secretaria de Educação e Desporto de Roraima (Seed) lançou o edital de convocação para a 32ª edição da Feira Estadual de Ciências de Roraima (Fecirr) e a 2ª Feira Estadual Indígena de Ciências (Fecind). Os eventos serão realizados nos dias 26 e 27 de novembro, em Boa Vista, com o objetivo de estimular a cultura científica e valorizar os conhecimentos tradicionais no ambiente escolar.
A participação está aberta a todas as escolas da Educação Básica, públicas e privadas. Os projetos poderão abordar temas livres, desde que alinhados a uma das quatro linhas de pesquisa definidas: Culturais, Tecnológicas, Socioambientais e STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática).
Segundo o secretário de Educação, Mikael Cury-Rad, a meta é superar os 300 projetos inscritos em 2025. “É um momento muito importante para a rede, onde conseguimos identificar iniciativas com forte impacto social. Assim como no ano passado, os vencedores poderão representar o estado em eventos científicos fora de Roraima”, destacou.
A diretora do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), Stela Damas, ressaltou a seriedade do processo. “Os projetos passam por três etapas de avaliação rigorosa. Oferecemos acompanhamento pedagógico e formação de avaliadores, garantindo um processo inclusivo, ético e inovador.”
A coordenadora das feiras, Lara Avelino, também destacou o papel transformador do evento. “A Fecirr e a Fecind não são apenas exposições, mas ações que transformam a escola em um espaço vivo de ciência. Este ano, ampliamos o número de projetos indígenas, fortalecendo a identidade dos povos originários no campo científico.”
Inscrições e cronograma
As inscrições de projetos poderão ser feitas de 1º a 30 de junho, exclusivamente pela internet. O resultado da primeira etapa de seleção será divulgado no dia 5 de agosto.
Confira o cronograma completo:
-
1º a 30 de junho – Inscrição dos projetos de pesquisa
-
1º a 24 de julho – Análise científica dos projetos inscritos
-
5 de agosto – Divulgação do resultado da seleção inicial
-
1º a 30 de outubro – Envio dos relatórios finais
-
1º a 15 de novembro – Avaliação final dos documentos
-
26 de novembro – Exposição presencial dos projetos
-
27 de novembro – Premiação dos cinco primeiros colocados de cada categoria
-
22 de dezembro – Envio dos certificados de participação aos orientadores
A expectativa da organização é reunir 300 projetos: 210 na Fecirr e 50 na Fecind, além da participação de instituições de ensino superior nacionais e internacionais, promovendo o intercâmbio entre escola e academia.
Comentários: