Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Turismo

Roraima apresenta roteiros turísticos no 34º Encontro do Programa Regional de Turismo

O objetivo é apresentar aos interlocutores de todo o país as ações que são desenvolvidas pelo Ministério do Turismo

Roraima apresenta roteiros turísticos no 34º Encontro do Programa Regional de Turismo
Detur-RR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em dois anos Roraima apresentou crescimento volumoso de roteiros em regiões turísticas. Nesta semana, representantes do Departamento de Turismo do Estado participam do 34º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa Regional de Turismo, que ocorre em Brasília.

O encontro tem como objetivo apresentar aos interlocutores de todo o país as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, no que se refere ao programa de regionalização.

Em Roraima, três regiões são destaque como produtos turísticos: o Extremo Norte do Brasil, a Savana Amazônica e a região turística Águas e Florestas da Linha do Equador.

O Detur possui diversos roteiros trabalhados pelas empresas locais e pelas comunidades indígenas, por município, e serão apresentados para os participantes do evento, uma demonstração de desenvolvimento do turismo em Roraima nos últimos quatro anos.

Segundo o diretor do Detur, Bruno Muniz, foram apresentadas tabelas que apontam a densidade turística estadual, que consiste na distribuição de produtos, serviços ou negócios no Estado de Roraima, sendo estes relacionados a atividade turística.

Na ocasião, houve o debate de oito importantes questões para a nova regionalização do turismo do Estado, que consistem em: Municípios com planos de trabalho integrados ao plano estadual; Objetivos e metas anuais entre ambos; Investimentos em municípios com categorização menor, mas com segmento turístico que é vocação estadual; Garantia de recursos no PPA municipal e estadual para os projetos relacionados.

E ainda: Apresentação dos municípios turísticos em eventos e bolsas de investimentos exógenos; Linhas de crédito especiais para investidores endógenos; Projeção de destinos inéditos e inovadores em feiras internacionais e o plano de ação para educação ambiental em todos os destinos turísticos nacionais.

“Nós crescemos significativamente em todas as regiões turísticas com o volume de roteiros e de visitações. Depois do cenário de pandemia, o roraimense passou a visitar mais o seu Estado! Então com todo o apoio do Governo de Roraima, o nosso trabalho até aqui desempenhado, tem rendido esses resultados positivos”, complementou Muniz.

A turismóloga do Detur, Rosa Maria, é a interlocutora suplente. Ela está participando do 34º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa Regional de Turismo representando o Governo do Roraima e apresentando o Estado.

“Trata-se de um evento rico em debates para o fortalecimento do turismo regional para a captação de recursos para potencializar as regiões turísticas”, disse.

Rosa adiantou que para a plenária, também será sugerido que tanto os municípios quanto o Estado tenham planos de turismo que sejam convergentes, que as ideias e propostas de ambos se integrem e que possam trabalhar de maneira sinérgica.

FONTE/CRÉDITOS: Secom Roraima
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)