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Roraima discute ensino indígena e prevenção de desastres

O encontro reuniu secretários de Educação dos nove estados da Região Norte, técnicos e representantes de instituições parceiras.

Roraima discute ensino indígena e prevenção de desastres
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Boa Vista sediou, nesta quarta-feira, 27, a reunião da Câmara Setorial de Educação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. O encontro reuniu secretários de Educação dos nove estados da Região Norte, técnicos e representantes de instituições parceiras, com o objetivo de alinhar estratégias para fortalecer a Educação Escolar Indígena, preparar a participação na COP30 e implementar protocolos de prevenção a emergências climáticas nas escolas.

Para o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, a discussão é essencial para garantir equidade educacional na região:

“Roraima se destaca por ter a maior população indígena proporcional do país, o que torna a educação indígena um desafio, mas também uma grande oportunidade. Nossa meta é melhorar a educação indígena, integrando a pedagogia com a preservação da cultura e da história dessas comunidades, para que possamos oferecer uma educação de qualidade que respeite e fortaleça suas identidades.”

Entre os principais temas, estiveram propostas de articulação junto ao MEC, incluindo a criação do Fundo Nacional para a Educação Indígena, reestruturação do Programa Saberes Indígenas na Escola, inclusão digital e ampliação do acesso a programas federais, como PNAE e PAA.

Outro destaque foi a validação dos Cadernos de Prevenção a Emergências Climáticas, que traz orientações práticas para redes estaduais sobre como lidar com desastres como enchentes, queimadas e secas severas.

Segundo a secretária de Educação do Amapá, Sandra Casimiro: “O documento fornece orientações detalhadas e passo a passo sobre como as escolas podem lidar com situações de crise. Embora tenha sido elaborado pelos estados do Norte, será disponibilizado para o conselho nacional, pois entendemos que essas questões têm implicações em todo o país.”

Roraima também terá presença ativa na COP30, com dez profissionais da educação indígena enviados pelo estado, com passagens custeadas pelo governo. Mikael Cury-Rad reforçou:

“Essa participação é fundamental para contribuir para o debate global sobre mudanças climáticas e mostrar que Roraima tem muito a oferecer e ensinar sobre sustentabilidade e relação com o meio ambiente.”

O encontro foi encerrado com apresentação do Instituto Saber, que apresentou soluções tecnológicas para a educação, e com a definição dos próximos encaminhamentos da Câmara Setorial.

FONTE/CRÉDITOS: SECOM RORAIMA - Layse Menezes
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