Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Cultura

Saberes ancestrais ganham espaço em feira de artesanato no HMI durante semana dos Povos Originários

Evento reúne medicina tradicional indígena, produtos naturais e troca de conhecimentos no Hospital Materno Infantil Nossa Sra. de Nazareth

Saberes ancestrais ganham espaço em feira de artesanato no HMI durante semana dos Povos Originários
Foto: Secom RR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No segundo dia da semana comemorativa em alusão ao Dia dos Povos Originários, realizado pelo Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMI), nesta terça-feira, dia 14, o evento realizou uma feira de artesanato no saguão principal do hospital com exposição de produtos artesanais.

Um dos destaques do evento foram os remédios naturais fabricados pela Coordenadora de Medicina Indígena do Distrito Sanitário Indígena (Dsei Leste), Oneide Gomes, com ingredientes selecionados cuidadosamente de sua comunidade.

“É passado por gerações. Eu não conheci meu pai, eu me criei com minha avó e com meu avô. Então, eles me criaram, eu vi eles fazendo isso, passando de geração para geração Os materiais todos vem, da minha comunidade. Eu vou atrás das cascas, das ervas, tem o tempo para a gente tirar. A gente não pode tirar de qualquer jeito, a gente tem que conversar porque as ervas elas tem vida”, disse.

 A coordenadora do Núcleo de Saúde Indígena do Hospital Materno Infantil, Hilda Vasques, fala da importância do evento para troca de experiência entre a medicina tradicional e o conhecimento indígena acerca dos benefícios de ervas e produtos naturais.

“É algo de extrema importância para nós todos, é um conhecimento ancestral que elas têm desde os primórdios e aí elas estão resgatando cada vez mais esse processo de elaboração desses medicamentos fitoterápicos à base de conhecimentos ancestrais, culturais, e de produtos naturais. E hoje a gente poder resgatar através dessas ações e trazer para um conhecimento como uma troca de saberes dentro das unidades hospitalares é muito bom”, contou.

Hilda explica ainda que os medicamentos não podem podem ser utilizados em pacientes que estão em tratamento pós-operatório na unidade hospitalar por medidas sanitárias. No entanto, os medicamentos podem sim ser utilizados após a alta das pacientes. 

“Em ambiente hospitalar, a gente ainda não consegue inserir esses tratamentos aqui dentro por questões de normas e fluxos, segurança do paciente dentro das instituições. No entanto, a gente consegue dar seguimento a esses tratamentos como forma complementar para eles dentro das comunidades. Saiu de alta, se tem alguma medicação, algo que você já tem costume de usar para tal situação, eles já podem estar utilizando como complemento”, completou.

A programação iniciou nesta segunda-feira, dia 13, e seguirá até sexta-feira, dia 17, na unidade com rodas de conversa, feiras e oficinas de artesanatos, momento de autocuidado, sessão de cinema e momento cultural.

Confira a programação:

13/04 – Roda de conversa

Horário: 14h às 17h

Local: Auditório do HMI

 

14/04 – Feira de Artesanato + Medicina Tradicional

Horário: 8h às 12h e 14h às 17h

Local: Saguão principal

 

15h/04 – Oficinas de Artesanato, produção realizada pelas pacientes

Horário: 8h às 12h

Local: Casa da Gestante

 

16/04 – Momento de Autocuidado voltado para mulheres indígenas da unidade

Horário: 8h às 12h

Local: Casa da Gestante

 

16/04 – Sessão de cinema especial

Horário: 14h às 17h

Local: Casa da Gestante

 

17/04 – Apresentação de dança cultural de encerramento

Horário: 8h às 12h

Local: Saguão principal

FONTE/CRÉDITOS: Gabriel Mello
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)