A Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau), realiza nesta quinta-feira, 5, e sexta-feira, 6, a Oficina de Apoio à Implementação do Novo Rastreamento Organizado do Câncer do Colo do Útero, voltada à qualificação de profissionais da rede de atenção básica. A capacitação do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Mulher (NAPSM) ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h, no bloco de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com o objetivo de preparar os trabalhadores da saúde para a implantação do novo modelo de rastreamento da doença no Estado.
Inicialmente, 30 profissionais de Boa Vista, entre enfermeiros e agentes comunitários de saúde, participam da formação e atuarão como multiplicadores na expansão da estratégia para os demais municípios de Roraima.
Novo método de rastreamento
A principal mudança no processo de prevenção é a substituição gradual do exame Papanicolau pelo teste DNA-HPV, método considerado mais sensível para identificar os tipos oncogênicos do vírus HPV, responsável pela maioria dos casos de câncer do colo do útero.
Enquanto o Papanicolau detecta alterações celulares quando a lesão já está instalada, o novo teste identifica a presença do vírus antes mesmo que as lesões se tornem visíveis, permitindo diagnóstico e acompanhamento mais precoces.
O exame pode ser realizado inclusive por autocoleta, é indicado para mulheres entre 25 e 64 anos e, quando o resultado é negativo, permite intervalo de até cinco anos para a realização de um novo teste.
A gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Mulher, Lilian Souza, destacou que a nova estratégia representa um avanço importante na organização da assistência à saúde da mulher.
“Essa nova metodologia traz justamente a organização do processo de cuidado, permitindo que a atenção à saúde da mulher, especialmente no que envolve o tratamento oncológico, alcance níveis mais qualificados de atendimento”, explicou.
Expansão para todo o Estado
Segundo a gerente, a implantação da nova metodologia começa pela capital, mas a expectativa é ampliar o treinamento para todo o Estado ainda em 2026.
“Nós iniciamos o processo com profissionais das unidades básicas de saúde da capital, que estão recebendo informações sobre o novo teste e como ele funciona. A perspectiva é que, até o fim do ano, os demais municípios também recebam essa capacitação”, afirmou.
A implementação do rastreamento organizado tem como objetivo ampliar as ações de prevenção, fortalecer o diagnóstico precoce e reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero em Roraima.
Comentários: