Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

SESI-RR e SEJUC firmam parceria para educação no sistema prisional

Acordo firmado nesta terça-feira (5) prevê oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos de qualificação profissional no sistema prisional.

SESI-RR e SEJUC firmam parceria para educação no sistema prisional
Luana de Oliveira
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã desta terça-feira (5), o Serviço Social da Indústria de Roraima (SESI/RR) e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUC) formalizaram uma importante parceria com foco na ressocialização de pessoas privadas de liberdade no estado. O evento foi realizado no auditório da sede do SESI, em Boa Vista, e marcou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica que prevê a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos de qualificação profissional no sistema prisional de Roraima.

Durante a solenidade, que contou com a presença de autoridades e coletiva de imprensa, foram apresentados os detalhes da iniciativa, que busca promover acesso à educação, cidadania e dignidade, reforçando as políticas públicas de reinserção social.

A diretora da Escola do SESI Roraima, Gardênia Cavalcante, destacou a importância profissionalizante para as pessoas privadas de liberdade

''Esse momento é um marco histórico para o SESI, juntamente com a SEJUC, em parceria com o SENAI. Nós vamos ofertar a EJA para todas as pessoas que precisam ser incluídas na sociedade, com qualificação profissional'', destacou Gardênia.

A diretora do Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (DJDHC/SEJUC), Maria José da Conceição, também reforçou o impacto positivo da ação no processo de ressocialização.

''Esse termo de cooperação é de extrema importância para o sistema prisional, para o avanço da educação e profissionalização. Sabemos que a segurança e a reintegração social só vai ser possível por meio da educação, da capacitação e do trabalho, por isso estamos fortalecendo essas ações dentro das unidades prisionais, iniciando na cadeia pública masculina e com a perspectiva de avançar pras demais unidades'', afirmou Maria.

A superintendente do SESI Roraima enfatizou o projeto como um marco no mês em que o SESI faz 38 anos, ela associou a parceira com a SEJUC como uma coroação para marcar a data. 

''Essa parceira com a SEJUC veio coroar o aniversário de 38 anos do SESI, estamos bem felizes e tenho certeza que vai dar certo. A aula inaugural é nesse sábado, as famílias e todos as pessoas em regime de reclusão, estão felizes com a oportunidade. Será um programa muito especial'', declarou a superintendente. 

A iniciativa

A aula inaugural do projeto está marcada para o próximo sábado, 9 de agosto, com o início do curso de Assistente Administrativo para a primeira turma de alunos privados de liberdade, ministrado pelo SENAI. As aulas acontecerão aos sábados, das 8h às 12h, nas unidades prisionais, começando pela Cadeia Masculina do bairro São Vicente, com expansão para outras unidades conforme a demanda.

A parceria terá duração inicial de 24 meses, com possibilidade de prorrogação. A metodologia aplicada será a de Reconhecimento de Saberes (RDS), que valoriza os conhecimentos adquiridos ao longo da vida dos alunos, possibilitando a conclusão do ensino médio em até seis meses.

Por meio da EJA Profissionalizante, os participantes poderão obter dupla certificação: uma do ensino médio e outra do curso profissionalizante, de forma totalmente gratuita, aumentando significativamente suas chances de reintegração à sociedade e ao mercado de trabalho.

Compromisso com a transformação social

A iniciativa é um passo concreto na construção de uma política pública que promove educação como ferramenta de transformação, impactando não apenas os reeducandos, mas toda a sociedade ao reduzir a reincidência criminal e fortalecer valores de cidadania e dignidade.

FONTE/CRÉDITOS: Luana de Oliveira
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)