A Universidade Federal de Roraima divulgou nesta segunda-feira (12) o edital de seleção para ingresso nos cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Ao todo, estão sendo ofertadas 719 vagas distribuídas entre os 38 cursos oferecidos pela instituição.
Entre os cursos de graduação ofertados estão Administração, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Biologias, Ciências Contábeis, Agronomia, Medicina, entre outros. As vagas ofertadas neste processo seletivo são para cursos dos campi Murupu, Paricarana e Cauamé, localizados em Boa Vista.
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior no período de 19 de janeiro de 2026 até o dia 23 de janeiro de 2026 no horário oficial de Brasília-DF. Conforme o edital, somente poderão se inscrever no Sisu 2026 o candidato que tenha participado da edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.
O edital completo sobre o seletivo pode ser encontrado na página da Comissão Permanente de Vestibular da UFRR (CPV/UFRR). Segundo o cronograma, a divulgação do resultado da chamada regular está prevista para acontecer no dia 29 de janeiro com a inscrição dos candidatos aprovados (envio e análise de documentação) ocorrendo no período de 04 a 06 de fevereiro.
Ainda conforme o cronograma, após a análise da documentação, no dia 13 de fevereiro será divulgado na página do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da UFRR (DERCA/UFRR) o resultado final com a lista de espera sendo divulgada no dia 20 de fevereiro a partir das 18h.
Mudanças nos procedimentos de heteroidentificação para candidatos de cotas raciais
Para esta edição de 2026, o edital possui uma diferença em relação ao ano passado com relação aos procedimentos de verificação de heteroidentificação para os candidatos que concorrem as vagas para pessoas negras, pardas, indígenas e quilombolas.
De acordo com o edital, os candidatos convocados deverão comparecer presencialmente para aferição da autodeclaração que será realizada por meio de uma comissão constituída para esta finalidade. Desta forma, os candidatos devem se apresentar à comissão com documento oficial de identificação com foto e a Autodeclaração Étnico-Racial devidamente preenchida para a verificação.
Sobre o Sisu 2026
Esta edição do Sisu ofertará 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de um total de 136 instituições participantes. A inscrição para os interessados é gratuita podendo ainda o candidato se inscrever em até duas opções de curso.
Conforme ocorreu em 2025, o Sisu 2026 terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Desta forma, os inscritos concorrem em um único processo seletivo às vagas disponibilizadas durante todo o ano letivo.
Conforme informações do Ministério da Educação (MEC), uma das novidades para este ano é que o Sisu passará a considerar o resultado das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). Com isso, “a seleção dos candidatos terá como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso”, conquistada pelo estudante.
Comentários: