Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Cidadania

Teamarr e Casa do Cidadão realizam atendimento especializado para emitir RG de crianças autistas

Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR) é programa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e promove ações especializadas para pessoas com TE

Teamarr e Casa do Cidadão realizam atendimento especializado para emitir RG de crianças autistas
Gisele ficou contente em poder participar da ação com a família.Foto: Jader Souza/SupCom-ALE-RR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em parceria com a Casa do Cidadão, do Governo do Estado, realizou a emissão de carteira de identidade, o RG, de crianças autistas. A ação ocorre até as 17h deste sábado (13), na sede do TEAMARR, localizada na avenida Santos Dumont, nº 1193, São Francisco.

No Centro, os profissionais utilizam técnicas específicas para conseguir finalizar todo o processo de emissão do RG, com atividades lúdicas para que a criança se sinta confortável. A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário, ao qual o TEAMARR é vinculado, enfatiza que a ação foi pensada na instituição justamente por ter estrutura adequada para os autistas.

“Ouvimos relatos dos pais que foram tentar tirar a carteira e a criança ou adolescente não se sentiu à vontade. Então trouxemos ao TEAMARR para que pudéssemos atender sem gerar tensão ou desconforto. O RG é necessário quando vai viajar, quando vai ao médico, para matrícula na escola, e é requisito para a nossa próxima ação, no dia 27 de abril, com foco na emissão da carteira do autista”, adiantou a parlamentar.

O TEAMARR é um espaço que oferece acolhimento multidisciplinar para os autistas e suas famílias. Quem não possui laudo passa por uma avaliação das equipes e, ao final, há um encaminhamento para o especialista com indicação da condição atípica. Por outro lado, aqueles que têm o laudo, passam por uma avaliação mais rápida para que sejam definidas quais atividades serão desenvolvidas.

Abril Azul

O atendimento especializado deste sábado faz parte da programação “Abril Azul” feita pelo Centro, voltada para a conscientização sobre o autismo. Para este sábado, a previsão é que cerca de 90 carteiras de identidades sejam emitidas.

O TEAMARR já realizou outras atividades com temáticas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Até o final deste mês, mais ações serão desenvolvidas, como a roda de conversa sobre dificuldades do TEA na adolescência. Os interessados em participar podem confirmar presença pelo formulário de inscrições disponível no site da Assembleia Legislativa de Roraima (al.rr.leg.br).

Para a professora Gisele Barbosa, mãe do Lucas Eduardo, de 5 anos, a emissão da identidade é importante para o processo de inclusão social das crianças autistas. Ela afirmou que a burocracia dos trâmites para conseguir o documento é a grande barreira para as famílias, e enalteceu que na ação o filho teve o atendimento que merece.

“Ainda que a criança tenha o diagnóstico de autismo, durante a semana teríamos que faltar ao trabalho para fazer a documentação dele. Então é muito importante para ajudar a população, principalmente aquelas famílias que têm dificuldades em acessar esses serviços públicos”, enalteceu a mãe, ao mencionar que o filho recebeu o diagnóstico aos 3 anos de idade.

Atendimento especializado

A diretora da Casa do Cidadão, Ava Moraes, explica que o documento levará até cinco dias úteis para ficar pronto. No local, três servidoras realizam o procedimento. Depois, com o RG em mãos, as famílias podem emitir a carteira do autista. Segundo ela, a demanda tem sido expressiva e há um diálogo em andamento para ações semelhantes no futuro.

“Fizemos essa parceria, porque as crianças autistas precisam de atendimento diferenciado, especializado. No atendimento normal, não seria possível, pois eles têm o tempo deles, e muitas pessoas que estão esperando pelo mesmo atendimento não têm sensibilidade e paciência para entender isso. Nesse espaço, existe o acolhimento, e o serviço é feito no tempo deles”, destaca a diretora.

Foi por esse motivo que o servidor público Adauton Corinthi levou o filho Yan Gabriel, também de 5 anos de idade, para emitir o documento. O pequeno, que recebeu o diagnóstico de TEA aos 3 anos, posou para a foto 3x4 e teve as digitais coletadas. Agora, é só esperar para ter o documento em mãos.

“A inserção social dessas crianças passa por dificuldades, porque muitas pessoas, infelizmente, não conhecem o autismo. Então essa ação foi muito importante, já que facilita a vida das crianças. O autista não consegue ficar esperando tanto tempo na fila, como nós, que não temos o transtorno. Muito importante a ação. Estou feliz e grato”, expressou o servidor público.

 

FONTE/CRÉDITOS: Josué Ferreira
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)