As congregações gerais, as reuniões que acontecem em preparação ao Conclave, entram em momentos decisivos. Nesta segunda-feira, 5 de maio, os cardeais se reúnem de manhã e de tarde, buscando partilhar sua visão do mundo e daquele que deve suceder Francisco. Tudo em vista do Conclave, que inicia às 16:30 desta quarta-feira na Capela Sistina, com a presença de 133 cardeais eleitores.
Final dos dias de luto pelo Papa
No domingo 4 de maio foram encerrados os Novendiales, os nove dias de luto depois da morte do Papa. Cada dia, presididas por um cardeal, foram celebradas missas na Basílica de São Pedro, com participação destacada cada dia de determinados grupos, tendo sido os cardeais os convocados no último dia. Na celebração, como aconteceu ao longo dos nove dias de luto, foram lembrados alguns destaques do pontificado de Papa Francisco.
Na congregação geral desta segunda-feira, a décima, que iniciou com uma oração, segundo o diretor da Sala Stampa, Matteo Bruni, participaram 179 cardeais, deles 132 eleitores, dos 133 que entrarão na Capela Sistina. Interviram 26 cardeais, que falaram sobre o direito canônico, sobre o papel do Estado da Cidade do Vaticano, sobre a natureza missionária da Igreja, sobre o papel da Cáritas em defesa dos pobres. Se faz necessário “um Papa presente e próximo, uma porta de acesso à comunhão e à igualdade em um mundo em que a ordem mundial está em crise”, mas também em um mundo fragmentado.

Numerosa presença de jornalistas
Na sala do Sínodo foi mencionada pelos cardeais a presença de muitos jornalistas. De fato, nesta segunda feira aumentou muito o número de jornalistas no Vaticano, um número que deve aumentar ainda mais até o início do Conclave. Isso tem sido visto pelos cardeais como algo que diz muito sobre o quanto o Evangelho tem sentido no mundo de hoje, e como esta é também uma chamada da responsabilidade.
Foi lembrada a oração de Papa Francisco durante a Covid, e nas intervenções apareceu a preocupação diante das divisões na Igreja. Se falou de vocações, se falou da família e da educação dos filhos. Foi destacado a Dei Verbum, o documento do Concílio Vaticano II que fala sobre a Palavra de Deus, enfatizando que é um instrumento para o povo de Deus. Igualmente foi dito que é importante entender na celebração da Eucaristia que é o sacramento de Cristo aos pobres.
O cardeal Re, decano do Colégio cardinalício informou que o Camerlengo, cardeal Farrell, fez no sábado, o sorteio dos quartos na Casa Santa Marta. Foi lembrado que alguns desses cardeais, ficarão na Casa Santa Marta Vecchia, que é vizinha. Os cardeais foram convocados para estar na Casa Santa Marta na tarde desta terça-feira, 6 de maio, mas podem chegar até antes da Missa Pro Elegendo Pontífice, que será celebrada às 10 hora de Roma da quarta-feira, ficando assim isolados do exterior.
Comentários: