Nesta segunda-feira, 16, Boa Vista foi a mais recente cidade a receber a Blitz da Telefonia Móvel, uma ação coordenada pelo Ministério das Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo da ação é medir a qualidade dos sinais 4G e 5G das operadoras de telefonia móvel na capital roraimense.
Durante a semana, a Blitz percorrerá 21 pontos estratégicos de Boa Vista, incluindo locais como o Parque do Rio Branco, o Aeroporto Internacional de Boa Vista, e as praças Fábio Paracat e Aderval da Rocha Ferreira. A primeira vistoria já foi realizada na Praça Centro Cívico, e a ação seguirá até sexta-feira, com inspeções programadas em outras áreas da cidade.
Thyago Braun, representante do Ministério das Comunicações, explicou que Boa Vista é a 26ª capital a ser incluída na Blitz. "O objetivo é identificar problemas na qualidade e cobertura do serviço de telefonia móvel. Já realizamos a medição no centro comercial de Boa Vista e na Praça Centro Cívico, e vamos percorrer 21 pontos até sexta-feira", afirmou.
Celso Ribas, gerente regional da Anatel, detalhou o funcionamento dos dispositivos de medição utilizados na ação. "Estamos realizando medições em pontos fixos, com três aparelhos dedicados à tecnologia 5G e outros três que selecionam automaticamente a tecnologia disponível, seja 4G, 5G ou até 3G. Todos os dados coletados serão armazenados para gerar um relatório sobre a qualidade das comunicações das operadoras", explicou Ribas. Esse relatório ajudará as operadoras a implementar melhorias nos serviços prestados.
A Blitz faz parte do programa ConectaBR, que visa expandir a cobertura das operadoras de telefonia móvel, aumentando de 80% para 95% a área coberta nas capitais brasileiras. O programa também estabelece uma velocidade mínima de internet móvel: 10 Mbps para 4G e 100 Mbps para 5G.
"A Blitz da Telefonia Móvel tem o intuito de identificar problemas de cobertura e qualidade. Ela está inserida no programa ConectaBR, que busca melhorar a cobertura e garantir uma internet mais rápida e estável para os moradores", afirmou Thyago Braun.
Com a implementação do programa, espera-se uma melhoria significativa na qualidade da internet móvel, proporcionando aos usuários uma experiência mais ágil no acesso a conteúdos como vídeos e transmissões ao vivo.
A Blitz da Telefonia Móvel já passou por outras capitais, como São Luís, Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Boa Vista, agora, entra na lista das cidades que se beneficiam dessa iniciativa.
Comentários: