Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Esporte

Brasil conquista ouro masculino e prata feminino no Sul-Centro Americano de Beach Handball

Com os resultados, a Seleção Brasileira conquista a vaga no Campeonato Mundial de Beach Handball 2026, principal competição da modalidade

Brasil conquista ouro masculino e prata feminino no Sul-Centro Americano de Beach Handball
Fotos: Instagram oficial do Handball SC América; @handballsca
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As seleções brasileiras masculina e feminina de beach handball subiram ao pódio no Campeonato Sul‑Centro‑Americano de Beach Handball 2026, disputado em Rosário, na Argentina, entre os dias 14 e 17 de fevereiro. A equipe masculina ganhou o título ao derrotar a Argentina na final, enquanto a equipe feminina terminou como vice-campeã após derrota para as anfitriãs.

No torneio masculino, a seleção brasileira fez uma campanha sólida. Na fase de grupos, perdeu apenas para a Argentina, no entanto, foi às semifinais classificada como a segunda melhor seleção da fase de grupos. A vaga na final veio da vitória contra o Uruguai, nas semifinais, por 2 sets a 0 (28 a 16 e 22 a 16) . 

Na decisão contra a Argentina, em confronto com sabor de revanche, o Brasil levou a melhor, vencendo por 2 sets a 0 (17 a 14 e 17 a 12) e conquistando o troféu de campeão Sul-Centro Americano. Esse é o quarto título do Brasil na competição, se tornando a seleção mais vitoriosa desde a criação do campeonato em 2019. O “Especialista” da seleção masculina, Bruno Oliveira comentou da felicidade em sagrar-se campeão em solo “hermano”.

“Muito contente, porque tivemos um campeonato de nível muito alto. A equipe da Argentina está sempre um nível a mais. Jogamos ontem e perdemos por 2 a 0 e agora ganhamos de 2 a 0. Isso mostra a força do sul centro-americano, mas no momento, o mais importante é que saímos com a vitória e isso nos deixa muito, muito, muito felizes.”

Um dos mais experientes jogadores da seleção masculina de beach handball do Brasil, Bruno Oliveira.
Foto: Handball SC América

 

As Canarinhas caem diante de “Las Kamikazes” 

Já no feminino, o Brasil também teve uma campanha de destaque, assegurando seu lugar na final após se classificar em primeiro lugar na fase classificatória e nas semifinais bater o Paraguai por 2 sets a 0 (22 a 14 e 22 a 17). No entanto, na disputa pelo ouro, a seleção brasileira enfrentou novamente a Argentina em jogo equilibrado e cheio de emoção.

 Apesar da entrega, as brasileiras acabaram superadas pelas donas da casa, “Las Kamikazes”,  por 2 sets a 0 (17 a 16 e 17 a 14), ficando com o vice-campeonato continental. Em entrevista ao Canal Oficial do YouTube do Handball SC América, a lateral direita da seleção brasileira, Patrícia Scheppa, comemorou o título, mesmo perdendo a decisão para as donas da casa.

“A sensação é sempre maravilhosa. O que aconteceu aqui hoje foi um espetáculo que a modalidade proporciona. Então, estar fazendo parte disso é sempre incrível, é sensacional e é isso que a gente busca. E eu estou muito feliz que o handball de praia da América está crescendo”, exaltou a atleta.

Eleita melhor jogadora do mundo de beach handball em 2012, Patrícia Scheppa
Foto:  Handball SC América

 

Na disputa pelo terceiro lugar do Campeonato Sul-Centro-Americano de Beach Handball 2026, o Uruguai garantiu medalha de bronze nas duas categorias. No masculino, os uruguaios venceram o Chile por 2 sets a 1, em confronto decidido no shoot-out (11 a 10) após divisão de sets. Já no feminino, o Uruguai superou o Paraguai por 2 sets a 0 (16 a 12 e 22 a 14), com atuação dominante, fechando a competição com dois terceiros lugares e reafirmando a força da seleção no beach handball sul-americano.

Com os resultados, a Seleção Brasileira e Argentina, feminina e masculina, já têm presença garantida no Campeonato Mundial de Beach Handball 2026, principal competição da modalidade no cenário internacional, organizada pela Federação Internacional de Handball (IHF).

 O torneio será disputado entre os dias 23 e 28 de junho, em Zagreb, na Croácia, com jogos programados para a região do Lago Jarun, tradicional complexo esportivo da capital croata. A competição reunirá as melhores seleções masculinas e femininas do mundo na briga pelo título mundial do beach handball.

FONTE/CRÉDITOS: Gabriel Mello
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)