Com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam com estudantes público alvo da Educação Especial nas escolas estaduais, o Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) promoverá o Curso de Capacitação: Atendimento Emergencial a Estudantes Neurotípicos e Neurodivergentes.
O curso acontece no próximo sábado, 11, das 8h às 12h, no auditório do CAF (Centro Amazônico de Fronteiras) da UFRR (Universidade Federal de Roraima). O público-alvo são cuidadores escolares, professores auxiliares e militares que atuam nas escolas da rede estadual.
De acordo com o secretário adjunto de Gestão do Sistema Educacional da Seed, Edson Mendonça, a promoção do curso surge como uma resposta à crescente demanda da rede estadual de ensino.
“A ausência de capacitação específica para lidar com situações emergenciais envolvendo os estudantes com transtorno do espectro autista e outros neurodivergentes, traz consequências pedagógicas, sociais, psicológicas, jurídicas e até mesmo orçamentárias. Então a ideia é termos cada dia mais servidores qualificados e preparados para o atendimento a todas as necessidades dos nossos estudantes”, destacou.
O curso busca preparar os profissionais para uma atuação mais assertiva em momentos de crise ou em outras situações envolvendo os estudantes neurotípicos e neurodivergentes no ambiente escolar.
A capacitação será ministrada por Leiniz Guttier, criadora do 1° CAPI-TEA (Curso de Atendimento a Autistas do Estado de Roraima), que oferece capacitação e atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista em situação de crise.
“Agora a capacitação chega na Secretaria de Educação com a sua edição diferente, com a inclusão do módulo de primeiros socorros para atender a Lei Lucas, que estabelece a obrigatoriedade de capacitação para professores e funcionários. O CAPI-TEA é coordenado por mim e nosso objetivo é treinar e fortalecer a rede de apoio e preparar as escolas para um atendimento mais humano, seguro, inclusivo e informativo sobre o autismo”, disse Leiniz.
O encontro também contará com a participação de uma terapeuta convidada, que abordará a importância da saúde mental de professores, cuidadores e equipes escolares, reforçando a necessidade de equilíbrio emocional entre os profissionais que atuam na linha de frente da educação.
Lei Lucas
A Lei N° 13.722/2018 (Lei Lucas) estabelece a obrigatoriedade de cursos com noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e creches públicas e privadas. O objetivo é garantir que os profissionais saibam agir corretamente em situações de emergência, prestando os primeiros atendimentos até a chegada do socorro médico especializado.
A ação pode ajudar a salvar vidas ou minimizar impactos em casos de acidente ou em outras situações que possam vir a ocorrer com estudantes nas dependências das escolas e que necessitem de primeiros socorros.
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