Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Segurança

Conjunto Catrimani II inutiliza maquinário do garimpo ilegal na Terra Yanomami

Operação no Alto Uraricoera desarticula estrutura logística usada por garimpeiros.

Conjunto Catrimani II inutiliza maquinário do garimpo ilegal na Terra Yanomami
Fotos: Imprensa CATRIMANI
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Entre os dias 4 e 6 de fevereiro, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, realizou uma operação de vasculhamento no Alto Uraricoera, na região de garimpo conhecido como “Pé da Cachoeira”. A operação resultou na inutilização de maquinário em uso no garimpo ilegal.

Com o objetivo de debilitar a capacidade logística da mineração ilegal atuante na Terra Indígena Yanomami, a operação foi realizada pelo efetivo de 10 militares do Exército, transportados pela aeronave H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB). As equipes partiram de Boa Vista em direção a locais que interligam as áreas de garimpo.

Durante a operação, foram inutilizados três motores, uma maraca, uma lixadeira, uma máquina de solda e dois motores de barco utilizados para transporte. A missão teve início após o deslocamento aéreo, quando os militares desembarcaram da aeronave e iniciaram o vasculhamento da região à pé.

Os resultados demonstram a efetividade da operação Catrimani II e da atuação coordenada dos órgãos governamentais no combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Ação conjunta

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY. 

FONTE/CRÉDITOS: Com informações da Imprensa CATRIMANI
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)