O Conselho Diocesano de Evangelização (CDE) da Diocese de Roraima está reunido neste sábado, dia 8, na Prelazia, em Boa Vista, para discutir e avaliar temas fundamentais da caminhada pastoral da Igreja local. O encontro teve início às 7h30, com credenciamento e oração, e segue até o final da tarde.
Com o tema “Processo de avaliação do Diretório Diocesano para os Sacramentos e Planejamento 2026”, o evento reúne presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e representantes de paróquias, áreas missionárias, missões indígenas, pastorais, movimentos e organismos diocesanos.
Durante o período da manhã, os participantes realizaram o estudo e a avaliação do Diretório Diocesano para os Sacramentos, discutindo propostas de atualização e novas necessidades pastorais identificadas ao longo da caminhada.
O Vigário Episcopal, padre Celso Puttkammer, destacou a importância do momento como espaço de escuta, avaliação e planejamento conjunto da missão evangelizadora da Igreja em Roraima.
“Neste conselho, nós tratamos da questão do Diretório Sacramental, fazendo um processo de avaliação para incorporar novas necessidades que surgem na caminhada. Ao mesmo tempo, fazemos uma avaliação ampla de todo o percurso do conselho neste ano, revendo os temas que refletimos, como os 300 anos de evangelização, o jubileu da esperança e os processos formativos da diocese. Também projetamos o próximo ano, organizando as ações e o calendário de 2026”, explicou o padre.
Na parte da tarde, o CDE teve como foco, em primeiro lugar, a apresentação da retrospectiva das atividades da Diocese em 2025, seguida de uma homenagem ao padre Attilio Santuliana, que retorna à Itália após 40 anos de serviços pastorais no Brasil. O momento foi marcado por gratidão e reconhecimento à sua contribuição missionária à Igreja de Roraima.
Encerrando a programação, foi realizada a apresentação do calendário de atividades da Diocese para o ano de 2026, com a definição de ações, eventos e prioridades pastorais para o próximo ciclo.
O encontro, convocado pelo bispo diocesano Dom Evaristo Pascoal Spengler, e pela coordenadora diocesana de evangelização, Irmã Mônica Cestari Nascimento, reforça o compromisso da Diocese com uma pastoral sinodal, participativa e missionária, que valoriza o discernimento coletivo, o diálogo e a construção conjunta dos caminhos da evangelização na Amazônia.
Comentários: